A Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) promove, na próxima quinta-feira (30), o II Seminário de Visibilidade de Travesti e Transexuais do Piauí. O evento será realizado das 8h30 às 18h, no Centro de Referência LGTBQIA Raimundo Pereira, Rua Álvaro Mendes, 2090, Centro de Teresina.
O evento pretende mostrar ações de promoção da cidadania e enfrentamento às transfobias ao público LGTBQIA+ e é alusiva ao Dia Nacional da Visibilidade de Travestis e Transexuais, que ocorre no dia 29 de Janeiro,.
“Essa é uma data muito importante para dar visibilidade as conquistas que a população de travestis e transexuais tiveram no passado organizando uma grande comitiva à Brasília para reivindicar direitos e políticas públicas para esse público”, explica a diretora de Promoção da Cidadania da Sasc, Joseane Borges.
Durante o seminário serão enaltecidas as pessoas que contribuem para o desenvolvimento de ações e políticas públicas no Estado, principalmente pessoas da área cultural. Na oportunidade, dez travestis e transexuais deverão ser homenageadas e receberão uma simbologia da Diretoria de Promoção da Cidadania LGTB, vinculada à Sasc.
Ainda de acordo com a gestora, o Piauí está fazendo o diferencial, ao promover ações de promoção da cidadania. “A Diretoria de Promoção da Cidadania LGBT da Sasc está reorganizando toda essa programação para que possamos realizar um grande evento. Uma vez que essa visibilidade trans não deve ser apenas negativa, porque, como eu sempre cito, nós, a população de travestis e transexuais, é a população que mais morre no Brasil”, acrescentou .
Durante o evento serão ofertados serviços de retificação de nome e gênero do registro civil, através da parceria entre a Defensoria Pública do Estado e o Centro de Referência para Promoção da Cidadania LGBTQIA+. Haverá ainda serviço de testagem rápida, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde, expedição da carteira de nome social e serviço de assessoria jurídica.
Mín. 22° Máx. 32°