
Diante das enchentes ocorridas em Picos, a rápida mobilização das equipes estaduais foi crucial para atender às necessidades das mais de 3 mil pessoas desabrigadas na região. Os resgates emergenciais, o fornecimento de donativos e a disponibilização de abrigos temporários foram as principais ações realizadas no município. Quem perdeu tudo ressalta a importância da ajuda do poder público.
Maria Claudeia, assistente social, é uma das moradoras da região atendida. Ela conta que, no momento do desespero, a ação do poder público foi imediata. “Foi uma situação devastadora. Tivemos a rápida ação do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Exército e prefeitura. Todo mundo que morava aqui está em casa de amigos e de parentes, porque não temos estrutura emocional para continuar aqui”, explica.

Jenilse Araújo, administradora de empresas, conta que foram muitos danos materiais. “Nós presenciamos o desespero dos nossos vizinhos. São muitas casas comprometidas. Todo o pessoal da prefeitura e dos bombeiros estão com a gente, mas a situação é difícil e tememos as próximas chuvas, porque o inverno está só começando", acrescenta.

Ações emergenciais
O Governo do Estado está realizando várias ações para minimizar os impactos causados pelas chuvas. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PI) está trabalhando na recuperação das rodovias danificadas, como é o caso da PI-357. A Secretaria da Assistência Social (Sasc) tem acompanhado de perto as vítimas, oferecendo orientações e realizando a distribuição de materiais.
Já o Corpo de Bombeiros e a Secretaria da Defesa Civil do Piauí (Sedec) seguem em operação, monitorando e respondendo às ocorrências. Dentre as ações da Sedec, estão a realização de campanhas de arrecadação, que, até o momento, beneficiaram 300 famílias com 300 cestas básicas, 300 kits de materiais de limpeza e 600 kits de higiene. Outra ação é a limpeza das ruas e remoção dos destroços.

Além disso, equipes de assistentes sociais e psicólogos da Defesa Civil percorreram os bairros mais afetados pelas chuvas, conversaram com as famílias, realizaram um levantamento para entender as necessidades dos moradores e efetuaram o cadastro para o recebimento de ajuda humanitária.
A população também recebeu o apoio do Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). O Ministério antecipou o pagamento do Bolsa Família para 13.252 famílias beneficiárias da cidade, com o repasse realizado no último dia 20 de janeiro.

Atendimento
Para emergências no município de Picos, a população deve recorrer ao 190 ou WhatsApp do Corpo de Bombeiros, através do (86) 99429-7268, e Defesa Civil do Estado, no (89) 9450-6787.
Ajude Picos
Os itens para doação são: alimentos, água, lençóis, materiais de limpeza e artigos de higiene.
O material pode ser doado nos seguintes pontos de arrecadação:
- Escola Normal Oficial - Rua São Sebastião, 49, Centro;
- 3º Batalhão de Engenharia de Construção - avenida Senador Helvídio Nunes, Jardim Natal;
- Defensoria Pública - Avenida Deputado Sá Urtiga, 1020, bairro Bomba;
- Secretaria Municipal do Trabalho e da Assistência Social, Rua Marcos Parente, 150, bairro São Sebastião.
Piauí Escola do SUAS amplia a oferta de cursos e capacitações para técnicos e gestores municipais do Piauí
Piauí Piauí consolida rede de proteção ao idoso com recorde de conselhos municipais e infraestrutura de ponta
Piauí Centro Especializado de Atendimento aos Autistas do Piauí ultrapassa 10 mil atendimentos; saiba como acessar os serviços
Piauí Serviços especializados para pessoas com deficiência no Piauí recebem visita de gestores de diversos estados nesta sexta (12)
Piauí Serviços especializados para pessoas com deficiência no Piauí recebem visita de gestores de diversos estados do Brasil nesta sexta (12)
Piauí Seid encerra o ano com mais de 10 mil passes livres emitidos e reforça inclusão ampliando acesso ao transporte e à cultura Mín. 23° Máx. 37°