A terceira rodada marcou mais uma sequência negativa dos 4 grandes do Rio, começando no sábado com a derrota do Glorioso para o Sampaio Correa num jogo regado de polêmicas e emoções e o Cruzmaltino arrancando um pontinho jogando contra o Boavista fora de casa. No domingo, o Tricolor das Laranjeiras ficou no empate com o estreante Maricá e o Flamengo jogando com o Sub-20 no estado do Maranhão, foi derrotado pelo Nova Iguaçu.
Sampaio Correa 2x1 Botafogo
Sampaio Correa e Botafogo fizeram um jogo regado de emoções e lances polêmicos. O Galinho da Serra tratou de abrir logo 2 a 0 no Botafogo, com gols de Pernão e Guilherme. A situação ficou ruim pro Sampaio quando Ryan foi expulso após uma entrada ríspida no atleta do Botafogo, e com isso, o time da estrela solitária começou a esboçar reação no jogo, até que conseguiu diminuir o prejuízo para 2 a 1 com Serafim.
Nos acréscimos, o jogo acabou ficando maluco devido a mais uma expulsão para o lado azul e amarelo de Saquarema, onde o goleirão Zé Carlos que estava fazendo uma ótima partida, acabou fazendo uma falta dura no atacante do Botafogo, após um passe em profundidade que quebrou o sistema defensivo do Galinho, e como o time já havia feito as 5 substituições, o zagueiro Marreta foi para a meta e segurou o resultado para o Sampaio Correa.
Fluminense 1x1 Maricá
O Fluminense arrancou um empate heroico contra o Maricá no último sábado. Após um primeiro tempo muito sonolento e sem grandes oportunidades de ambos, as coisas melhoraram depois do intervalo. O Fluminense tratou de colocar a campo sua nova contratação, Agustín Canobbio (vindo do Athletico/PR) que fez uma boa apresentação frente a sua torcida, mas o destaque negativo foi de outros dois atletas, Nonato e Luan Brito, que desperdiçaram várias e várias chances de gol.
Em um contra-ataque puxado por Tsunami, Ligeirinho abriu o marcador para a equipe Maricaense. Já nos acréscimos, o Fluminense conseguiu o empate após Riquelme sofrer uma penalidade máxima. Kauã Elias foi o encarregado da cobrança, não fez feio, empatou o jogo em 1 a 1 e tirou a invencibilidade do Tsunami Metropolitano, após ter vencido nas 2 primeiras rodadas do Estadual.
Boavista 1x1 Vasco
No domingo, o Cruzmaltino também ficou no empate com o Boavista, após ter saído atrás no placar. No primeiro tempo, o Verdão de Saquarema tratou de abrir o marcador com Zé Vitor, após Caetano se aproveitar de um erro da defensiva Vascaína, ganhando bola na linha de fundo e cruzando rasteiro para o atacante completar para o gol. O jovem zagueiro Walace conseguiu o gol de empate para o Gigante da Colina na segunda metade do 2º tempo, após uma cobrança curta de escanteio, Hugo Moura recebeu passe do lado esquerdo, e cruzou na cabeça do zagueiro que estufou as redes do Boavista, finalizando o jogo em 1 a 1.
Flamengo 1x2 Nova Iguaçu
O Mengão jogando ainda com o time sub-20 foi até São Luís-MA para enfrentar o Nova Iguaçu, mas amargou outro resultado negativo e segue sem vencer no início da temporada. O jogo teve como ponto positivo, fortes emoções em jogadas ofensivas e como ponto negativo, o erro de muitos passes e muitas ações faltosas. O primeiro gol do jogo foi da Laranja Mecânica, na qual Andrey fez jogada pelo lado esquerdo, encontrando Felipe Costa, que marcado ferrenhamente pela defensiva rubro-negra, deixa a bola escapulir e a bola sobra com Lucas Cruz que fuzila rasteiro o gol de Dyogo Alves.
No início da segunda etapa, Carlinhos recebe um passe na entrada da área, mas acaba recuando e apos um bate-rebate, a bola sobrou para Walace Yan soltar a pancada de perna esquerda pro fundo do gol no Nova Iguaçu, lance esse que foi checado pelo VAR se havia uma posição irregular no lance, mas o juiz validou o gol de empate. O Nova Iguaçu não sentiu o golpe e foi pra cima, até que aos 19 da etapa final, Victor Rangel após receber passe de Lucas Cruz, faz um cruzamento rasteiro para a pequena área, e a bola bate no braço do zagueiro do Flamengo, causando assim um pênalti para a Laranja Mecânica. Victor Rangel foi para a cobrança e bateu firme no canto esquerdo do goleiro rubro-negro. O Flamengo até tentou o empate, mas o jogo ficou 2 a 1 para o Nova Iguaçu.
O campeonato tem como líder o Maricá, seguido de Nova Iguaçu, Portuguesa-RJ e Volta Redonda, que fecham o G4 momentâneo para as semifinais. Botafogo, Vasco, Fluminense e Flamengo ocupam a oitava, nona, décima e décima-primeira posições respectivamente.
Mín. 22° Máx. 34°