Quinta, 16 de Janeiro de 2025
30°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Cidades Operação

PRF intercepta cinco caminhões com animais transportados de forma irregular no Maranhão

O transporte de animais sem a devida documentação representa riscos sanitários e pode comprometer a segurança do rebanho na região.

16/01/2025 às 15h09
Por: Fabio Brito Fonte: Imperatrizonline
Compartilhe:
PRF intercepta cinco caminhões com animais transportados de forma irregular no Maranhão

Cinco carregamentos de bovinos que estavam sendo transportados de forma irregular foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no km 667 da BR-222, no município de Açailândia, nessa quarta-feira (15). Os animais eram transportados sem a documentação obrigatória referente à sanidade, origem, destino e vacinação.

A primeira apreensão ocorreu por volta do meio-dia, quando os agentes da PRF abordaram um caminhão boiadeiro que transportava 28 bovinos. O motorista informou que os animais haviam sido embarcados em Açailândia e seriam entregues em Cidelândia. Questionado sobre a Guia de Trânsito Animal (GTA) e a Nota Fiscal, ele afirmou não possuir os documentos. Posteriormente, após contato com o responsável pela carga, foi apresentada uma GTA emitida às 13h27min do mesmo dia, configurando, em tese, uma irregularidade sanitária.

Sem a presença do órgão de fiscalização agropecuária no momento da abordagem, o veículo, o condutor e a carga foram liberados. No entanto, um Boletim de Ocorrência Policial será enviado à Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED-MA) para averiguação do transporte irregular.

Pouco depois, às 13h22min, outro carregamento foi interceptado no mesmo local. Dessa vez, um caminhão transportava 30 bovinos com destino a outro ponto de Açailândia, sem a documentação necessária. Da mesma forma, após apresentação posterior da GTA, o veículo e a carga foram liberados, e a documentação foi encaminhada à AGED-MA.

Outros três carregamentos de gado também foram apreendidos pelo mesmo motivo ao longo do dia e só foram liberados após a apresentação da documentação exigida e a liberação pela AGED-MA.

O transporte de animais sem a devida documentação representa riscos sanitários e pode comprometer a segurança do rebanho na região. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias