
O pontapé inicial do campeonato foi dado no sábado com dois jogos, um no Estádio Albertão e outro na Arena Ytacoatiara, em Piripiri.

Atlético-PI e River fizeram seu primeiro encontro na história, uma vez que o CAP é um clube com apenas 5 anos de existência e o River dispensa apresentações, sendo o maior campeão do estado do Piauí com 32 estaduais. O jogo teve bastante público, bastante movimentado e como todo bom espetáculo, teve polêmica. Após muita ofensividade do Cavernão, o primeiro gol da partida aconteceu aos 43 minutos do primeiro tempo, após bela jogada de contra-ataque puxada por Esquerdinha, que viu Júnior Mandacaru entrar livre de marcação dentro da área e cruzar rasteiro para Júlio Ferrari fazer o primeiro gol da história do CAP na primeira divisão estadual. Após baixo aproveitamento nas jogadas ofensivas, o River viu o primeiro tempo ser vencido pelo time auriverde.
O segundo tempo iniciou com um volume maior de ataques do Galo Carijó, até que aos 8 minutos, conseguiram o empate, após uma cobrança de falta pelo lado esquerdo, viu o goleirão sair esquisito do gol para afastar a bola da área, mas acabou virando um bate-rebate e o Kauê em condiçaõ boa, empurrou para o fundo do gol. No primeiro tempo, a dificuldade do River era nos ataques, mas possuíam uma defesa segura, só que após o empate na segunda metade do jogo as situações se inverteram e contribuíram para que o CAP voltasse à frente do marcador. Aos 14 minutos, Ramires numa jogada rápida pela direita, conseguiu passar pela marcação e fazer um cruzamento rasteiro para Thiaguinho, e tocou para o fundo do gol, com o goleiro já batido.

O jogo no Ytacoatiara envolveu tudo. Muitos gols, ABELHAS, empate dramático e gol da vitória em grande estilo. 4 de Julho e Piauí fizeram um jogaço de bola na cidade dos "4 Is". No primeiro tempo não houve grandes oportunidades, porém, o Colorado abriu o placar com Kakim aos 42 minutos com um belo gol, após receber um lançamento no campo de ataque, se aproveitando de uma furada do defensor do Enxuga-Rato, teve tranquilidade frente a frente com o goleiro para abrir o marcador com uma cavadinha. No segundo tempo, Roberto Fernandes fez alterações pontuais no time, e conseguiram a virada no placar. Após lançamento de Zizou, Felipe Alves aproveitou que a zaga dormiu e foi à rede após uma bela cabeçada, empatando o duelo. O mesmo Felipe Alves virou o jogo, após cobrar uma penalidade máxima. Aos 25 minutos, o jogo foi interrompido após ataques de abelhas em todos que estavam no estádio, causando um tumulto generalizado, devido à procura de abrigo para evitar as ferroadas.
Depois de 40 minutos de interrupção, o jogo foi reiniciado, com uma chuva de gols após esse ocorrido. O Rubro-Anil fez 3 a 1 com Adílio, que recebeu um lançamento da defesa, ficando cara-a-cara com o goleirão do Colorado, tocando sutilmente para o fundo da meta. O 4 de Julho esboçou reação, diminuindo o marcador com Aluízio, que após jogada individual dentro da área, acerta um míssil nas redes do goleiro Alan do Enxuga-Rato. Não demorou muito para que o Colorado empatasse do duelo em 3 a 3, após mais uma cochilada da zaga do Piauizão, Kakim fez o seu segundo no jogo após um passe em profundidade. O Piauí deu números finais ao jogo em grande estilo, após bela cobrança de falta executada por Nascimento, que acertou a gaveta direita do goleirão do Colorado, terminando 4 a 3 para o clube da capital.
No domingo, a rodada continuou com um jogo na capital e outro no litoral piauiense.

Na capital, Altos e Fluminense reeditaram a final do estadual de 2021, oportunidade essa em que o Jacaré Altoense havia se sagrado campeão pela 3º vez. O jogo em si, não teve grandes oportunidades de gol, fazendo com que a partida fosse vencida pelo placar mínimo. O Altos abriu o placar aos 12 minutos de jogo, após cobrança de falta pelo lado esquerdo ofensivo, onde Joécio fez um desvio para a pequena área e Lucas Reis empurrou para o fundo do gol. Ainda no primeiro tempo até houve uma melhora no Vaqueiro Belchior, mas nada que pudesse vazar Careca, o goleiro do Altos. O jogo permaneceu com algumas chances, mas nada que alterasse o placar, terminando 1 a 0 para o clube altoense. Após o jogo, Francisco Diá, técnico do Jacaré, comentou à imprensa que a equipe precisa ter mais efetividade nas suas jogadas ofensivas em seus próximos compromissos.

No litoral, o atual vice-estadual Parnahyba recebeu a Oeirense, e fez seu dever de casa. Em jogo movimentado, com dois gols contra e idas ao chuveiro de forma precoce, o Tubarão não tomou sustos e ficou com os três pontos do duelo. O equilíbrio das forças foi a palavra-chave do confronto, e mesmo atuando longe de seus domínios, o Cachorro Louco foi quem teve mais a pelota, porém, o Tubarão botou ordem na casa e abriu o placar aos 25 minutos de jogo, com Xexéu fazendo um cruzamento na área, e Danilo se atrapalhando no domínio e marcando contra. No segundo tempo, os Azulinos fizeram uma forte pressão para conseguir o segundo gol, até que aos 14 minutos, Emílio subiu mais alto que os zagueiros após jogada lateral, e marcou o segundo do Tubarão. O time do litoral acabou perdendo Emerson por uma expulsão, com isso, o time de Oeiras conseguiu atacar mais e conseguiu diminuir o placar com Emílio marcando contra, após um cruzamento de Eddy, retribuindo o presente do Danilo ao marcar um gol contra para o Parnahyba, terminando assim, 2 a 1.
A segunda rodada acontecerá no próximo final de semana. No sábado (18), River e Altos se enfrentam no Albertão, às 16h; Oeirense e 4 de Julho no Gerson Campos, em Oeiras, às 15h45; no domingo (19) teremos somente um jogo entre Fluminense e Atlético-PI às 16h no Albertão, e na segunda (20) também no Albertão, teremos o embate entre Piauí e Parnahyba, às 19h.
Copa do Brasil Corinthians e Vasco saem na frente nas semifinais do mata-mata nacional
Brasileirão 2025 Última rodada do Brasileirão trouxe as definições por vagas em competições internacionais e rebaixamento
Automobilismo Lando Norris é campeão mundial de Fórmula 1
Copa do Mundo Definidos os caminhos de 42 das 48 seleções no torneio mundial em 2026
Festa Rubro-Negra! Flamengo vence o Ceará e conquista o Campeonato Brasileiro de 2025 com uma rodada de antecedência
Futebol Feminino Skill Red e TFC Ajax vencem e se garantem na final do Circuito Elas em Campo
Futebol Feminino Rodada do Circuito de Futebol Feminino Estrelas em Campo, realizada no domingo (30), registrou vitórias expressivas no início da competição
Libertadores Flamengo vence o Palmeiras em Lima e se torna o primeiro brasileiro Tetracampeão continental
Copa 2026 CBF se posiciona sobre vazamento de suposto uniforme do Brasil
Mín. 25° Máx. 39°