Apenas 48% das crianças de seis meses a 4 anos e 11 meses do Ceará têm o esquema vacinal de duas doses contra a Covid-19 completo. De acordo com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), cerca de 300 mil crianças ainda precisam completar as duas doses da vacina e 200 mil que não tomaram nem a primeira.
Em 2024, foram registrados 1.397 casos de Covid-19 em crianças de até quatro anos no Ceará, conforme dados da plataforma IntegraSUS.
Atualmente, a vacina disponível para a imunização de pessoas até 12 anos é da farmacêutica Moderna. O esquema completo consiste em duas doses.
“Se a gente trabalhar com o número de crianças que nunca fizeram nenhuma dose de vacina da Covid-19, nós temos em torno de 200 mil”, explica Ana Karine, coordenadora de imunização da Sesa.
O número pode mudar conforme os bebês completam seis meses e ficam aptos para receber a primeira dose.
“Como é uma vacina de rotina, a gente precisa alcançar a meta todos os meses, todos os anos, para que a gente possa ter apenas a vacinação daquelas crianças que estão entrando na faixa etária recomendada”, diz.
Karine orienta que os responsáveis aproveitem o período de férias escolares para atualizar as vacinas do público infantil, que conta com mais de 20 imunizantes de rotina. “A gente precisa enfatizar a importância de manter sempre a vacinação em dia”, ressalta.
Mín. 22° Máx. 33°