
Nesta terça-feira, (19.11), o tempo segue influenciado por um sistema de baixa pressão sobre o Paraguai, que deve intensificar as condições de chuva no Centro-Sul do Brasil. De acordo com o meteorologista, Gabriel Rodrigues, o fenômeno provoca instabilidades em estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e áreas do sudoeste de Mato Grosso.
As chuvas mais expressivas são esperadas de forma localizada, com volumes estimados entre 20 mm e 30 mm. Contudo, em pontos isolados do sudoeste de Mato Grosso, os acumulados podem ultrapassar os 50 mm, o que pode beneficiar a soja em fase inicial de desenvolvimento, mas exige atenção para evitar encharcamento do solo. Já em outras áreas, como o centro-leste do Rio Grande do Sul e o centro de Santa Catarina, as precipitações devem ocorrer acompanhadas de raios e ventos intensos.
Clique aqui e acesse AGROTEMPO
Em contrapartida, parte do Centro-Sul apresenta tempo firme, favorecendo as operações de colheita e plantio. Entre as regiões com menor probabilidade de chuva estão o norte do Paraná, o leste de Mato Grosso do Sul, São Paulo e o sul de Minas Gerais. No Nordeste e no extremo norte da Região Norte, o predomínio do tempo seco persiste, com exceção do oeste da Bahia, onde chuvas isoladas podem atingir até 20 mm.
O calor é predominante em todas as regiões do Brasil, intensificado pela alta umidade, o que pode aumentar a sensação térmica e o desconforto para trabalhadores no campo. Apesar disso, as condições gerais favorecem o avanço das atividades agrícolas, com destaque para a safra de soja, que já alcançou 73,8% da área plantada, segundo dados recentes da Conab.
O clima está positivo para o desenvolvimento das lavouras, embora o calor e a umidade demandem maior atenção ao monitoramento fitossanitário. Períodos de chuva podem causar interrupções pontuais nas operações agrícolas, mas não representam risco significativo de excesso de umidade.
Agricultura Crédito de carbono ganha espaço na agricultura
Política Após prisão do prefeito de Santa Quitéria por ligação com facção, filho dele e presidente da Câmara assume o Município
Política Enoque Mota é empossado prefeito de Pastos Bons para o quarto mandato
Mín. 25° Máx. 39°