
A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) realiza, nesta sexta-feira (8), no Centro de Educação Ambiental (CEA), às 9h, o lançamento de cartilha sobre desertificação e áreas degradadas, produzida por professores, técnicos e auditores do órgão, trazendo à tona a temática da desertificação no Piauí e seus aspectos verdadeiros e falsos.
O evento faz parte da primeira etapa de apresentação dos produtos relacionados à revitalização do Núcleo de Pesquisa de Recuperação de Áreas Degradadas (Nuperade), localizado no município de Gilbués. A reativação do núcleo é um dos compromissos do Governo do Estado, sob coordenação da Semarh.
“Na ocasião, serão apresentados os levantamentos feito pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI), em parceria com a Fadex e a Semarh, para a melhoria do Nuperade para pesquisa, principalmente, e outros aspectos relacionados ao espaço”, destaca a auditora fiscal ambiental da Semarh, Catharina Teixeira.
A revitalização tornará o Nuperade uma referência no combate aos efeitos adversos associados à exploração predatória dos solos da região e de áreas degradadas de modo geral. O espaço poderá ser utilizado por estudantes e pesquisadores de todo Brasil.

O evento reunirá as diversas instituições parceiras, na elaboração da cartilha e revitalização do Nuperade, com seus representantes, pesquisadores e alunos. Dentre elas, a Universidade Federal do Piauí (UFPI); Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex); Instituto Federal do Piauí (IFPI); Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan); Secretaria da Educação (Seduc) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi).
Piauí Semarh determina que balneário em Bertolínia afetado por acidente com carga química permaneça fechado provisoriamente
Piauí Pela primeira vez na história, todos os 224 municípios do Piauí aderem ao ICMS Ecológico
Piauí Semarh disponibiliza Manual de Segurança de Barragens durante a Semana da Água 2026
Piauí Semahr amplia monitoramento das chuvas e fortalece coleta de dados com instalação de novos pluviômetros
Piauí Secretaria do Meio Ambiente recupera cinco nascentes em Ribeiro Gonçalves e reforça segurança hídrica no cerrado
Fauna PRF flagra transporte ilegal de aves silvestres na BR-343 em Piripiri Mín. 23° Máx. 31°