
A rede pública estadual de saúde recebeu um importante reforço para a detecção de doenças complexas como tumores, lesões cerebrais e problemas musculoesqueléticos. O governador Carlos Brandão anunciou a expansão do serviço de ressonância magnética com a inauguração, na tarde de sábado (19), de um setor específico para esse atendimento no Hospital Macrorregional de Imperatriz. A ação beneficia a população de 43 municípios que são alcançados pela unidade de saúde.
O governador Carlos Brandão lembrou que a saúde é uma das prioridades da gestão estadual e que vários investimentos já foram realizados em todo o estado. Ele destacou as ações de estruturação da rede da saúde para atender a Região Tocantina, que no primeiro semestre do ano que vem deve ter concluída a obra do Socorrão e já conta com a UPA, o Hospital Materno Infantil e o Macrorregional de Imperatriz, que agora passa a realizar na própria unidade os serviços de ressonância.
“Fazíamos esse serviço fora do hospital e agora faremos dentro do hospital. É um equipamento muito moderno e vai ajudar muito para que os médicos possam tomar as decisões sobre os procedimentos para os pacientes e vamos continuar avançando na área da saúde”, declarou o governador.
A nova sala de ressonância magnética da unidade dispõe de equipamento de ressonância, de 16 canais, com capacidade para fazer 600 exames por mês. O diagnóstico por imagem, baseado em campo magnético e de radiofrequência, facilita a detecção de doenças complexas e garante a segurança nos diagnósticos.
Durante a inauguração, o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, destacou a importância de expandir esse serviço na região. Ele explicou que a gestão estadual tem empenhado esforços para garantir o cuidado da população em todo o estado e que o novo setor de ressonância garante o atendimento da Região Tocantina.
“Essa é uma determinação do governador Carlos Brandão para ampliar a assistência à saúde, em especial o diagnóstico por imagem. Esse equipamento de ressonância magnética possibilita 600 exames por mês o que facilita o diagnóstico feito pelos nossos profissionais, além disso o paciente pode ter um tempo de recuperação mais rápido. É um cuidado especial com a população de Imperatriz e de toda a região”, frisou.
A expansão do serviço de ressonância magnética se junta ao Serviço de Apoio ao Diagnóstico (SADT) já oferecido no Hospital Macrorregional de Imperatriz e que conta com tomografia computadorizada, ultrassonografia, raio-x e endoscopia. Por mês, o hospital realiza cerca de 3.387 consultas, 657 cirurgias, 2.707 diagnósticos por imagem.
Com 124 leitos, o hospital oferece cuidados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e enfermarias de clínica cirúrgica e clínica médica, abrangendo especialidades como ortopedia, urologia, cirurgia geral e neurocirurgia, entre outras. O atendimento abrange a população nos municípios das regionais de Imperatriz, Barra do Corda, Açailândia e Balsas.
Geral Chuva forte impacta cerca de 700 famílias na região de Sorocaba
Governo Operação Herba Nefanda erradica mais de 10 mil pés de maconha em Grajaú
Piauí Prêmio Escola de Governo anuncia vencedores em 19 categorias nesta quarta (22) Mín. 23° Máx. 34°