
A Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) promoveu, nos dias 17 e 18 deste mês, uma visita técnica à Secretaria Municipal de Assistência Social de Regeneração, sul do Piauí. O objetivo foi conhecer o projeto pioneiro de Atendimento Domiciliar à Pessoa Idosa com Deficiência implantado no município.

De acordo com o gerente de Proteção Social Especial de Alta Complexidade da Sasc, Ananias Cruz, o objetivo foi conhecer a experiência do serviço de proteção social básica no domicílio para pessoas idosas e com deficiência. “Esse serviço constitui-se como pioneiro no Piauí, sendo de grande importância para o desenvolvimento e aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social”, revelou o gerente.
Ainda de acordo com Ananias Cruz, a visita também permitiu acompanhar mais de perto a realidade do município e contribuir com o aprimoramento e divulgação dos trabalhos executados a nível local. “A troca de experiências foi mediada pela Gerência de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa e da Proteção Social Especial de Média Complexidade”, acrescentou Ananias Cruz.

O objetivo geral da visita foi realizar chamamento público de uma Organização da Sociedade Civil (OSC) para execução do Projeto Atendimento Domiciliar à Pessoa Idosa e a Pessoa Idosa com Deficiência que se encontra em situação de incapacidade para locomoção.

Além de Implantar e implementar o atendimento domiciliar para as pessoas idosas, por meio de ações voltadas para melhoria da qualidade de vida e de prevenção de abrigamento institucional e realizar ações que visam a prevenção de agravos e de perdas das atividades instrumentais da vida diária da pessoa idosa.
Outra medida é promover a saúde e bem-estar da pessoa idosa que apresenta dificuldades de acesso presencial ao atendimento ambulatorial na unidade de saúde mais próxima de seu domicílio e promover apoio às famílias na tarefa de cuidar, diminuindo a sua sobrecarga de trabalho, visando a autonomia.
Marabá - PA Seaspac: Plantão Social do mês de outubro
Identidade Instituto de Cidadania Digital realiza emissão da Carteira de Identidade Nacional durante Defensoria Itinerante
PROTEÇÃO INFANTIL Prefeitura de Teresina define novas áreas de atuação dos Conselhos Tutelares do município
“Minha Casa Legal” Prefeitura de Alto Longá lança o Programa “Minha Casa Legal”
Piauí Municípios piauienses ganham vans e caminhonetes do governo federal para ampliar a assistência social
Piauí Piauí recebe novas vans do MobSUAS para fortalecer assistência social nesta segunda (29)
INCLUSÃO SOCIAL Teresina ganha quarta unidade de Restaurante Popular com refeições a partir de R$ 0,50
Piauí Sasc divulga resultado final do II Prêmio Boas Práticas na Primeira Infância no SUAS; premiação ocorre nesta sexta (26)
Piauí Cendfol realiza Encontro de Políticas Públicas sobre Drogas no Piauí nesta terça (23) Mín. 24° Máx. 43°