Sábado, 19 de Outubro de 2024
36°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Assistência Social Piauí

Equipes da Sasc visitam Regeneração para conhecer Projeto de Atendimento Domiciliar à Pessoa Idosa com Deficiência

A visita também permitiu acompanhar mais de perto a realidade do município e contribuir com o aprimoramento e divulgação dos trabalhos executados e...

19/10/2024 às 16h46
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) promoveu, nos dias 17 e 18 deste mês, uma visita técnica à Secretaria Municipal de Assistência Social de Regeneração, sul do Piauí. O objetivo foi conhecer o projeto pioneiro de Atendimento Domiciliar à Pessoa Idosa com Deficiência implantado no município.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

De acordo com o gerente de Proteção Social Especial de Alta Complexidade da Sasc, Ananias Cruz, o objetivo foi conhecer a experiência do serviço de proteção social básica no domicílio para pessoas idosas e com deficiência. “Esse serviço constitui-se como pioneiro no Piauí, sendo de grande importância para o desenvolvimento e aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social”, revelou o gerente.

Ainda de acordo com Ananias Cruz, a visita também permitiu acompanhar mais de perto a realidade do município e contribuir com o aprimoramento e divulgação dos trabalhos executados a nível local. “A troca de experiências foi mediada pela Gerência de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa e da Proteção Social Especial de Média Complexidade”, acrescentou Ananias Cruz.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O objetivo geral da visita foi realizar chamamento público de uma Organização da Sociedade Civil (OSC) para execução do Projeto Atendimento Domiciliar à Pessoa Idosa e a Pessoa Idosa com Deficiência que se encontra em situação de incapacidade para locomoção.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Além de Implantar e implementar o atendimento domiciliar para as pessoas idosas, por meio de ações voltadas para melhoria da qualidade de vida e de prevenção de abrigamento institucional e realizar ações que visam a prevenção de agravos e de perdas das atividades instrumentais da vida diária da pessoa idosa.

Outra medida é promover a saúde e bem-estar da pessoa idosa que apresenta dificuldades de acesso presencial ao atendimento ambulatorial na unidade de saúde mais próxima de seu domicílio e promover apoio às famílias na tarefa de cuidar, diminuindo a sua sobrecarga de trabalho, visando a autonomia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias