
A Universidade Estadual do Piauí (Uespi), campus Torquato Neto, em Teresina, realiza aulas de yoga toda quinta-feira, das 15h às 16h, no espaço NUTI/UNATI. As aulas são disponibilizadas por meio do Programa Núcleo de Educação Ambiental Paulo Freire. As inscrições são feitas presencialmente e são ofertadas 15 vagas: 10 para estudantes e 5 para quem trabalha na limpeza. Os participantes devem levar uma toalha e usar roupas confortáveis.
A professora Carla Korndorfer, Coordenadora do Programa de Educação Ambiental Paulo Freire, declarou que existe uma área dentro da educação que está crescente: a arte educação, e a yoga está dentro desse eixo, para que as pessoas consigam se conectar mais com o ambiente e diminuir a ansiedade”. A professora, que tem duas formações na área, disse que a yoga é uma prática necessária, porém pouco acessível, por isso, destaca-se a relevância do projeto que procura conectar as pessoas com o ambiente.
Segundo ela, a yoga está integrada ao programa no sentido de promover a conexão do indivíduo com o ambiente e reforçar o princípio de que todos fazem parte dele. Ela explica que essa conexão se manifesta em posturas que remetem à natureza, como a postura da árvore, a postura do cachorro olhando para baixo, a postura da borboleta, entre outras, que nomeiam e estabelecem relações com diferentes elementos da natureza.
O projeto multidisciplinar conta com a participação da aluna Thais, do curso de Educação Física, que também é responsável por acompanhar as aulas de yoga.
Piauí Alunos de Ciências Sociais da Uespi publicam cartilhas educativas sobre diversidade
Educação Demanda por sorriso natural muda laboratórios de prótese
Piauí Canal Educação conecta todos os municípios do Piauí ao ensino tecnológico Mín. 23° Máx. 35°