Sexta, 22 de Novembro de 2024
31°

Tempo nublado

Teresina, PI

Geral Geral

ZPE Ceará recebe a visita de representantes do Conselho Nacional das Zonas de Processamento e Exportação (CZPE)

Uma comitiva do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE) esteve pela primeira vez em visita ao Ceará esta semana. Recebido...

28/09/2024 às 17h07
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Ceará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Feijó ressalta que o Complexo do Pecém, graças à infraestrutura completa que possui,  é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento social, tecnológico e econômico de nosso Estado. “Receber em nossa casa a visita do secretário do CZPE é uma grande oportunidade para fortalecer a política pública de ZPEs no Brasil, pois apresentamos os resultados obtidos em apenas 11 anos de operação da ZPE Ceará, mas que mudaram completamente o cenário industrial de nosso Estado e a vida de muitos cearenses”, diz Feijó.

A comitiva também conheceu o Porto do Pecém que, juntamente com a área industrial e a  ZPE Ceará, integra o Complexo do Pecém. Rebeca Oliveira, vice-presidente Financeira do Complexo, realizou uma visita guiada com o grupo. “O apoio do Governo Federal para o nosso trabalho é fundamental, principalmente diante dos desafios que que a gente tem. Nossa operação é organizada, integrada e tem total capacidade para receber os projetos que estamos vislumbrando, por isso precisamos fortalecer a nossa excelência, tanto em âmbito nacional como internacional”, afirma.

Atualmente, mais de 50% de toda a movimentação feita pelo Porto do Pecém é proveniente da ZPE Ceará. Até agosto deste ano, foram movimentadas mais de 12 milhões de toneladas de cargas de longo curso (movimentação entre portos de países diferentes) e cabotagem (movimentação entre portos do mesmo país).

Trabalho Integrado

O início das operações da ZPE Ceará foi resultado do trabalho do Governo do Ceará em parceria com diversos órgãos estaduais e federais, dentre eles o CZPE, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). De acordo com o executivo do CZPE, o trabalho do órgão ultrapassa a etapa inicial, que consiste na aprovação de projetos.

Ele destaca que o CZPE também é responsável por monitorar e garantir que todas as diretrizes estabelecidas durante as negociações continuem sendo cumpridas com o funcionamento dos projetos. “Vislumbramos um novo momento para ZPEs no Brasil e queremos, com a nossa parceria, difundir a experiência e a história da ZPE Ceará, que é um grande sucesso”, complementa Pucci.

A agenda da comitiva, que teve início nesta quinta (26), seguiu na sexta-feira (27) com uma visita ao datacenter da V.tal, na Praia do Futuro, em Fortaleza. Eles foram recebidos pela diretora de relações institucionais da empresa, Estella Dantas. Em seguida, o grupo se reuniu com o secretário de Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), Salmito Filho.

O secretário, durante a conversa, afirmou o interesse do Governo do Ceará em realizar um trabalho integrado com o Governo Federal, principalmente para contribuir com o fortalecimento do regime de ZPEs no País. “Ao compartilhar a experiência da ZPE Ceará e do Complexo do Pecém, esperamos transformar as ZPEs que já existem e as futuras em um real instrumento de desenvolvimento para os estados e, consequentemente, para o País. Com o sucesso dessa política pública, conseguiremos, em breve, aumentar a competitividade do Brasil internacionalmente”, destaca Salmito.

Para Pucci, a troca de experiências foi importante para aproximar o conselho do Estado, visualizar melhor os resultados alcançados pela ZPE Ceará desde o início de seu funcionamento. Ele acredita que, a partir de agora, podem contribuir mais ativamente da evolução contínua da ZPE cearense.

“Eu já tinha essa percepção, mas com a visita, a ideia de que o modelo de planejamento e execução da ZPE Ceará é um exemplo para o regime de ZPEs do Brasil, especialmente pelo pensamento estratégico e coordenado pelo Governo do Ceará,   fica ainda mais consolidada”, finaliza Pucci.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias