No último sábado (20/9), o Coordenador Estadual da Defesa Civil do Ceará (CEDEC), TC Haroldo Gondim, participou de um simulado de evacuação de vítimas em Embu das Artes, São Paulo. A atividade fez parte do Curso de Especialização de Gestores de Proteção e Defesa Civil, promovido pela Casa Militar e Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo.
O simulado abordou diversos desastres que podem ocorrer após fortes chuvas, como deslizamentos, enchentes e outros eventos críticos. Recriou um cenário de deslizamento e enchente, reunindo equipes de diversos órgãos, como a Defesa Civil estadual e municipal, Corpo de Bombeiros, SAMU, Polícias, Perícia, Companhias de Água e Energia, além de agentes privados. O objetivo foi integrar as equipes e melhorar a resposta conjunta em situações de desastre, simulando uma realidade possível no estado do Ceará. A ação buscou também reforçar a cooperação entre as entidades e preparar as equipes para atuarem de maneira eficiente e coordenada em emergências complexas.
O curso, com carga horária de 80 horas, inclui instruções teóricas e práticas. Os participantes realizam vistorias de campo e simulações reais, preparando-os para o gerenciamento de recursos e ações durante desastres e catástrofes. A capacitação visa aprimorar a eficiência dos gestores na administração de situações críticas e emergenciais.
A turma deste ano reúne representantes de várias regiões do Brasil, incluindo Ceará, Bahia, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul, além de membros das Forças Armadas e das Polícias. A troca de experiências entre profissionais de diferentes estados é um dos grandes diferenciais do curso, fortalecendo o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil.
Para o TC Haroldo Gondim, essa experiência é essencial: “O curso nos prepara para enfrentar situações similares às que podemos enfrentar no Ceará, especialmente durante o período chuvoso do primeiro semestre. Em breve, esperamos, em parceria, desenvolver o Sistema Estadual de Defesa Civil no Ceará.”
Encerramos nossas mensagens com o lema: “Defesa Civil somos todos nós!” Isso reforça a importância de que a sociedade e os agentes públicos estejam preparados para agir em emergências. A CEDEC Ceará segue comprometida em aprimorar suas capacidades para proteger a população cearense, especialmente durante o período crítico de chuvas no início do ano.
Mín. 21° Máx. 41°