A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) foi homenageada pelo Sebrae Maranhão na cerimônia da etapa estadual da 11ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo. O reconhecimento é fruto do trabalho desenvolvido, há 18 anos, pela Revista Inovação, periódico quadrimestral de jornalismo científico editado pelo Núcleo de Difusão Científica da Fundação. O evento aconteceu na noite de sexta-feira (20), no Espaço Zeca Belo, complexo Multicenter Negócios e Eventos.
O diretor presidente da Fapema, Nordman Wall, recebeu a honraria das mãos do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão, Celso Gonçalo, juntamente como o superintendente do órgão, Albertino Barros Filho, do diretor técnico Mauro Borralho, da diretora de administração, Edila Neves, do gerente de comunicação da instituição no estado, João Torres, e da assessora de imprensa do Sebrae Nacional, Andrea Sekeff.
A conquista da Fapema é muito significativa para o Governo do Estado, destacou o presidente da instituição, Nordman Wall. “É uma grande honra recebermos esse reconhecimento, nesse cenário atual em que a Fundação busca aproximar, cada vez mais, o setor produtivo, a academia e a ciência em prol do desenvolvimento do Maranhão”, celebrou. “A Fapema incentiva o empreendedorismo e a inovação, por meio de várias ações de fomento, como os editais de Economia Criativa, em parceria com o Sebrae, os editais Centelha, Tecnova, Amazônia + 10 e Peiex”, destacou Nordman.
O Prêmio Sebrae de Jornalismo se configura como reconhecimento aos profissionais de imprensa por suas contribuições para fortalecer o empreendedorismo em todo o Maranhão, em formatos de texto, áudio, vídeo, foto e jornalismo universitário. Além disso, o Sebrae prestou homenagem especial a 34 veículos de comunicação.
“É uma felicidade homenagear a Fapema, uma grande parceira do Sebrae, bem como os veículos de comunicação, que sempre vem divulgando o empreendedorismo e levam as pessoas a buscarem pelo Sebrae para empreenderem melhor”, destacou o gerente de comunicação do Sebrae no estado, João Torres.
Também foram destacadas mulheres empreendedoras com o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024. Ana Carolina Frota, fundadora da Sintropia Cosméticos Naturais, foi uma das vencedoras na categoria microempreendedora. A empresa conta com o apoio da Fapema e do Sebrae, por meio do edital Inova Amazônia, e foi retratada em reportagem da última edição da Revista Inovação, na editoria “Especial”.
O jornalista Rafael Cardoso, do grupo Mirante, que também foi premiado na noite, foi destaque no jornalismo da Fapema na edição nº 47 da Revista Inovação. “Isso demonstra o alinhamento correto e o profissionalismo de nossa equipe na seleção de nossas pautas”, avalia a coordenadora do Núcleo de Difusão Científica da Fapema, jornalista Elizete Silva. “O reconhecimento do trabalho é uma grande vitória para a Fapema, trata-se de um trabalho coletivo que envolve jornalistas, profissionais de tecnologia da informação e programação visual”, prosseguiu.
A noite foi marcada, ainda, pelo tributo à trajetória do Sebrae no Maranhão, com o lançamento da publicação histórica “50 anos dos pequenos negócios no Maranhão: do NAI ao Sebrae”. A publicação traz uma cronologia das várias etapas da trajetória, revelando importantes contribuições do Sebrae para fortalecer os pequenos negócios e a economia do Maranhão ao longo desses anos.
Sobre a Revista Inovação
A Revista Inovação é um dos produtos de divulgação científica e popularização da ciência da Fapema que utiliza, ainda, os canais das redes sociais (Instagram, Facebook e Youtube), com posts, vídeos e entrevistas com pesquisadores apoiados pela Fundação.
“A popularização da ciência é crucial para o fortalecimento social da cultura científica e a Revista Inovação é um dos instrumentos da Fapema para aproximar a população da ciência”, enfatizou o presidente da Fundação Nordman Wall. O periódico vai chegar, ao final do ano, à edição nº 50.
Lançada em 2015, em formato impresso, ganhou novo formato há quatro anos, em plataforma online. O periódico se baseia, atualmente, no conceito de convergência de mídias, com hipertexto, hiperlinks, imagens, áudio e vídeo, após três edições terem sido disponibilizadas somente em formato pdf.
“A matriz das nossas pautas sempre foram os projetos de pesquisa científica, mas estamos nos adequando a uma nova realidade, dando visibilidade, também, a iniciativas de startups e de empreendedores inovadores financiados pela Fapema após seleção em editais”, destaca o editor da Revista Inovação, jornalista Cláudio Moraes.
“Estamos muito felizes por esse reconhecimento público feito pelo Sebrae e isso só aumenta a nossa responsabilidade e o nosso compromisso com o jornalismo de qualidade”, finalizou.
Dez edições já foram veiculadas em formato totalmente digital, com o conceito de convergência de mídias. “Há uma nítida evolução da revista”, avalia o diretor de arte e editor fotográfico, Luís Carlos Motta Jr. Ele é responsável, há 19 anos, pela programação visual da Revista Inovação. “Há uma evolução na área do design, na abrangência e no conteúdo editorial, com cobertura de pesquisas desde a iniciação científica ao pós-doutorado, em todas variadas áreas, inclusive no empreendedorismo”, ressaltou.
Motta apontou que ainda há desafios a serem superados pela migração para o conteúdo digital, mas a equipe tem conseguido realizar um trabalho que demonstra a importância e relevância da revista. "Estou feliz pela homenagem recebida pela Fapema, pois integro a história da Revista Inovação desde a sua gênese”, concluiu.
Mín. 21° Máx. 41°