A pouco mais de uma semana do embarque para o intercâmbio nos Estados Unidos, o secretário da Educação, Washington Bandeira, reuniu-se, virtualmente, nessa quinta-feira (12), com pais, professores e os estudantes vencedores da primeira edição do Seduckathon. O encontro teve a finalidade de apresentar os detalhes logísticos do intercâmbio educacional programado para os Estados Unidos, marcado para iniciar na próxima sexta-feira (20).
Durante a reunião, o secretário anunciou um protocolo de conduta que os alunos e professores deverão seguir rigorosamente durante a estadia no exterior. Este protocolo inclui a obediência aos horários, a obrigatoriedade de frequentar aulas e cursos, além da proibição de sair dos alojamentos ou da escola sem permissão do professor. “É uma questão séria, e os pais esperam que sejamos responsáveis. Não abriremos mão de preservar a integridade de todos”, afirmou Washington Bandeira.
Os intercambistas contarão com seguro saúde para emergências. Em caso de necessidade, haverá atendimento remoto por uma equipe de psicólogos. “Teremos atenção especial às situações individuais de cada estudante, abrangendo questões de saúde e comportamentais. Nossa equipe oferecerá toda a assistência necessária”, acrescentou o gestor.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, garantiu o custeio das emissões de passaportes, visto e todas as despesas com estadia, alimentação e translado da comitiva de estudantes e professores piauienses. Além disso, será disponibilizada uma cota de 300 dólares para despesas pessoais para estudantes e professores. Cada participante também receberá um notebook para apoiar o desenvolvimento das atividades acadêmicas na escola americana.
O secretário destacou que o intercâmbio incluirá atividades educacionais na Worcester Technical High School, visitas à Universidade de Harvard, à sede da Google e ao Massachusetts Institute of Technology (MIT), além de atividades culturais. “A programação está sensacional. Eles viverão a experiência de ficar hospedados no alojamento de uma universidade norte-americana e acompanharão aulas na melhor escola técnica dos Estados Unidos. Também terão a oportunidade de assistir a um jogo do Boston Red Sox, conhecer parques e explorar outras atividades da cultura americana”, ressaltou Bandeira.
Liziane Lima, mãe do estudante Sérgio Henrique, do Ceti Maria Conceição Salomé, de Teresina, expressou gratidão pela oportunidade transformadora proporcionada pela Seduc ao filho. Emocionada, ela parabenizou o secretário pela iniciativa de reunir os responsáveis e esclarecer a logística da viagem. “Estou ansiosa, mas muito feliz, por saber que o secretário e toda a equipe estão comprometidos em garantir que essa experiência seja segura e enriquecedora”, afirmou .
O embarque dos 39 estudantes e professores vencedores do Seduckathon para os Estados Unidos será na próxima sexta-feira (20), às 15h, no Aeroporto Senador Petrônio Portela, em Teresina.
Mín. 21° Máx. 40°