O governador Carlos Brandão e parte do secretariado estadual esteve durante o sábado (7) visitando os estandes dos órgãos estaduais na 64ª edição da Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema). O evento está sendo realizado no Parque Independência, no São Cristóvão, e proporciona troca de experiência e aprendizado aos visitantes, sejam produtores rurais ou a população em geral, sobre o mundo da agropecuária maranhense.
Entre os pontos de destaque da visita está a ação do Shopping da Criança em levar crianças atendidas pela unidade para conhecerem a Expoema junto as respectivas famílias. Além de um espaço onde podem brincar e interagir com outras crianças, as várias atrações oferecidas pela feira de exposição chamam a atenção dos pequenos visitantes.
O governador Carlos Brandão destacou a importância da ação para as crianças e seus familiares e informou que a gestão estadual tem trabalhado para avançar cada vez mais nas políticas públicas que garantem oportunidade para todos.
“Essa experiência possibilita que as crianças interajam mais com outras crianças e com a sociedade. É um local para elas brincarem, se divertirem, pintarem, ou seja, estamos falando de humanização. É um trabalho importante e o Shopping da Criança veio para dar atenção a todas as crianças, em especial a crianças atípicas ou que tenham alguma deficiência”, comentou.
O governador ressaltou ainda que a intenção é ampliar o número das unidades do Shopping da Criança no estado, que atualmente possui unidades em São Luís e Bacabal. “O nosso governo tem essa atenção muito grande e temos tentado melhorar esse serviço cada vez mais e vamos expandir o Shopping da Criança”, afirmou Brandão.
O secretário adjunto de Residências Oficiais e Projetos Especiais da Secretaria de Estado de Governo (Segov), Bernardo Leite, explicou que o projeto é mais uma ferramenta de apoio às famílias com vistas ao desenvolvimento das crianças atendidas pelo Shopping da Criança em São Luís.
“Passamos três dias em sequência trazendo dez crianças por dia com suas famílias para conhecer a Expoema. São crianças atípicas que tiveram essa oportunidade de conhecer os animais, além de interagirem com outras crianças e serem acolhidas pela sociedade”, informou.
A educadora Antônia Conceição contou que a experiência foi extremamente positiva para o sobrinho dela. “Essa iniciativa é muito interessante, trazer as crianças aqui, isso as estimula. Eu gostei e vejo que eles ficam muito felizes por sair da rotina de casa, de ir para consultas e espero que isso aconteça mais vezes”, relatou.
A 64ª Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema) é realizada pela Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem) em parceria com o Governo do Estado do Maranhão por meio de diversas secretarias e conta com patrocínio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, por meio do Grupo Mateus.
Mín. 21° Máx. 41°