Quarta, 18 de Setembro de 2024
31°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Educação Educação

Conselheiros do CEE iniciam reuniões deliberativas do segundo semestre de 2024

Os conselheiros do Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE) iniciaram, na manhã desta quarta-feira, 7/8, as atividades do segundo semestre de 2...

08/08/2024 às 16h45
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Ceará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Os conselheiros do Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE) iniciaram, na manhã desta quarta-feira, 7/8, as atividades do segundo semestre de 2024, com a participação em reunião do Conselho Pleno, que agrupa os 21 conselheiros e, ainda, em encontros no âmbito de suas respectivas instâncias deliberativas (Câmara de Educação Básica – Ceb e Câmara de Educação Superior e Profissional – Cesp). As três reuniões foram realizadas, de forma presencial, na sede do CEE.

A reunião do Conselho Pleno foi coordenada pela presidente do CEE, professora Ada Pimentel, que ressaltou os desafios a serem enfrentados no decorrer do segundo semestre para a normatização do Sistema Estadual de Ensino – a missão maior do Conselho -, diante das mudanças na legislação educacional em nível nacional. A gestora enfatizou a importância da análise criteriosa dos processos para apresentação de pareceres sobre demandas educacionais encaminhadas ao CEE por pessoas físicas e/ou instituições de ensino.

Posteriormente, a professora Fátima Lemos recebeu as congratulações e boas-vindas por passar a integrar o quadro de conselheiros titulares do CEE. A docente substituirá, interinamente, a conselheira Sirone Freire, que pediu afastamento para concorrer às eleições municipais. Já a professora e conselheira Fátima Azevedo recebeu os parabéns e carinho dos demais conselheiros por conta da recente passagem do seu natalício.

No momento seguinte, os conselheiros abordaram a Lei nº 14.945, de 31 de julho de 2024, que define diretrizes para o ensino médio no país. A professora Ada Pimentel comunicou que a presidência do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação (Foncede) reunirá os representantes regionais, a fim de chegarem a um consenso sobre a questão e seus desdobramentos para a vida escolar.

Outro tema tratado durante a reunião plenária foi a efetivação da Meta 6 do Plano Nacional de Educação por parte dos municípios. A legislação estabelece a necessidade de homologação por parte dos Conselhos de Educação. A meta determina a oferta de educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos alunos da educação básica.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

A pauta incluiu, ainda, comunicações diversas de interesse dos conselheiros, com destaque para novas legislações educacionais em vigor; a apresentação dos relatórios semestrais de trabalho das câmaras de Educação Superior e Profissional (Cesp) e de Educação Básica (Ceb) e breve discussão de artigos da minuta de resolução a ser votada pelo Pleno do CEE que fixa diretrizes complementares para a Educação em Direitos Humanos e Cultura de Paz no Sistema de Ensino do Estado do Ceará.

Anteriormente à reunião do Conselho Pleno, os conselheiros estiveram reunidos no âmbito de suas respectivas câmaras de Educação. Na Ceb, a pauta incluiu a apresentação de demonstrativo das demandas da Célula de Educação Básica (Cedub) e da câmara e apresentação de sugestões dos conselheiros para dinamizar os trabalhos, além da distribuição e relatoria de processos. Na Cesp, os conselheiros realizaram a relatoria de processos. As reuniões foram coordenadas pelas presidentes da Ceb e Cesp, professoras Luzia Jesuíno e Guaraciara Barros Leal, respectivamente.

Os encontros previstos no calendário do segundo semestre de 2024 terão prosseguimento até dezembro próximo, sempre às quartas-feiras pela manhã, além de encontros bicamerais e do Conselho Pleno, que têm datas definidas a partir de demandas urgentes que exigem a avaliação de todos os conselheiros. As reuniões poderão ocorrer por meio de videoconferências ou de forma presencial.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias