
Polos de irrigação impulsionarão o desenvolvimento agrícola no Cariri e Ibiapaba
Em reunião realizada com o Ministério da Integração do Desenvolvimento Regional (MIDR) e a Federação da Agricultura do Estado do Ceará (Faec), a Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) anunciou que o Ceará será contemplado com dois novos polos de irrigação. As regiões escolhidas são a Ibiapaba e o Cariri, sendo que o polo da Ibiapaba será o primeiro a ser lançado devido à sua maior área cultivada.
O programa de polos de irrigação do MIDR visa identificar regiões com grande potencial para a agricultura irrigada que ainda não receberam intervenção pública federal. Estes polos recebem investimentos do estado, fomentando o desenvolvimento agrícola e atraindo novos investimentos para a região. “A criação desses polos é essencial para impulsionar a agricultura irrigada no Ceará e trazer mais oportunidades para nossos produtores”, destacou o secretário da SDE, Salmito Filho.

Até o momento, o Ministério já lançou 12 polos de irrigação em todo o Brasil, nenhum deles no Ceará. A expectativa é que o polo da Ibiapaba seja lançado primeiro, seguido pelo do Cariri até o final do ano. Para o polo do Cariri, que ainda está em fase de definição, há planos de incluir diversas culturas, ampliando o potencial de desenvolvimento agrícola da região.
A implementação desses polos contará com a participação do governo estadual, de diversas instituições, da Faec e dos produtores locais. Segundo o secretário executivo do Agronegócio da SDE, Sílvio Carlos Ribeiro, que esteve presente na reunião, o processo será dividido em três fases: definição e delimitação da área, reuniões com instituições e gestores regionais, e, finalmente, a publicação da portaria oficializando o polo.
O Secretário Salmito Filho expressou confiança no andamento dos trabalhos: “Acredito que, até o final do ano, teremos concluído e lançado o polo de irrigação do Cariri.”
Agricultura Familiar Prefeitura e Governo do Estado realizam entrega de kits e equipamentos para agricultura familiar no Maranhão
Agronegócio Piauí é o estado brasileiro com maior queda na produção de castanha de caju em 2025, diz IBGE
Agronegócio Programa Forrageiras do Ceará encerra 2025 com quase 500 Unidades Disseminadoras de Tecnologia
Piauí SAF entrega alimentos da agricultura familiar a 1.300 famílias vulneráveis em Teresina nesta quarta (17)
Benefício Sagrima finaliza etapa de entrega dos cartões Tempo de Semear e fortalece autonomia da agricultura familiar no Maranhão
Agricultura Familiar SDA adia divulgação do credenciamento de fornecedores do Ceará Sem Fome para 17 de dezembro
Agronegócio Piauí aposta em infraestrutura hídrica, tecnologia e na agricultura familiar para reduzir importação de frutas
Capacitação Embrapa realiza cursos com técnicos de quatro municípios em Itapecuru Mirim (MA)
Ação Ceará lança editais do Projeto Sertão Vivo e mais investimento para agricultura familiar Mín. 22° Máx. 35°