Quinta, 21 de Novembro de 2024
29°

Tempo nublado

Teresina, PI

Meio Ambiente Piauí

Semarh intensifica monitoramento no Parque Estadual Cânion do Rio Poti

No sábado (20), fiscais ambientais do órgão apreenderam material de pesca ilegal no trecho náutico da zona de uso moderado da unidade de conservação.

22/07/2024 às 17h57
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Uma equipe de auditores fiscais ambientais da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), durante operação de monitoramento no Parque Estadual Cânion do Rio Poti, em Buriti dos Montes, no sábado (20), apreendeu material de pesca ilegal no trecho náutico da zona de uso moderado da unidade de conservação (UC). 

Foram apreendidas embarcação, redes de pesca, anzóis e outros instrumentos próprios de pesca, além de um machado utilizado na coleta de madeira para produção de fogueira, uma vez que os pescadores fazem rancho às margens do rio.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A equipe explica que a atividade é proibida, e as regras gerais estão descritas no plano de manejo do parque, que é o documento técnico elaborado a partir de diversos estudos e delimita o uso do espaço ambiental, bem como autorizações para visitação e licenças de uma unidade de conservação.

“Por se tratar de uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, combater essa atividade é necessário, pois a pesca predatória é uma das ameaças a esse ecossistema”, ressalta a diretora de Conservação da Biodiversidade (DCBio/Semarh), Jurema Chaves.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A gestora complementa que a ação integra o compromisso de gestão do Governo do Estado, coordenado pela Semarh, de aumentar a proteção das unidades de conservação estaduais em todo o Piauí.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias