Segunda, 22 de Julho de 2024
25°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Justiça Restrição

Peeling de Fenol: Cremesp pede à Justiça que substância seja vendida apenas para médicos

Decisão acontece em meio a morte do empresário Henrique Silva Chagas, de 27 anos, após ser submetido ao peeling de fenol.

25/06/2024 às 08h36
Por: Amanda Bonfim Fonte: SBT News
Compartilhe:
Foto/Reprodução: Internet
Foto/Reprodução: Internet

O Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) entrou com uma ação na Justiça Federal solicitando que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proíba a venda de substâncias químicas à base de fenol para quem não for médico. O pedido judicial foi feito na última sexta-feira (21).

Em caso de entendimento contrário disso, o Conselho pede que seja proibida a venda para profissionais sem formação de nível superior na área da saúde.

"A solicitação é embasada também pelo fato de que, por se tratar de procedimento extremamente invasivo, em caso de aplicação em grandes áreas, como a face completa, o paciente tem que estar monitorizado por conta do risco de toxicidade cardíaca, hepática e renal", completa a nota do Cremesp

Decisão acontece em meio a morte do empresário Henrique Silva Chagas, de 27 anos, após ser submetido ao peeling de fenol, realizado pela influenciadora e esteticista Natalia Becker, no último dia 3 de junho. Ele passou pelo procedimento sem ter realizado qualquer exame clínico ou laboratorial, e não teve acompanhamento por nenhum profissional de saúde.

Um laudo do Instituto Médico Legal (IML) da Polícia Técnico-Científica ainda irá apontar o que causou a morte de Henrique e a Polícia Civil investiga o caso.

O que é e quais são os riscos do peeling de fenol?

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) ressalta que o procedimento é revolucionário, já que produz "resultados incomparáveis a qualquer outro método esfoliativo químico, mecânico ou a laser, oferecendo um resultado intenso de renovação da pele e estímulo de colágeno". Mas pode ser arriscado se não receber a indicação e aplicação adequadas e, também, caso alguns cuidados não sejam tomados.

É importante entender que o peeling é um procedimento dermatológico, conhecido popularmente como "troca de rosto", feito com a utilização de outras substâncias químicas além do fenol. Ele pode ser superficial, médio ou profundo. No caso do fenol, as soluções Baker e Hatter são as que atingem as camadas mais profundas da pele, de acordo com a dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) Tatiana Steiner.

A principal indicação do procedimento é para o tratamento de peles muito envelhecidas, ou seja, com rugas profundas e flacidez, além de acnes profundas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias