
O secretário de Estado da Defesa Civil do Piauí, Nerinho, recebeu, nesta quinta-feira (13), o gerente da unidade operacional da Anatel no Piauí, Franze Matias. O objetivo da reunião foi discutir a implantação do sistema de monitoramento e alerta de emergência cell broadcast no estado.
O novo sistema tem como objetivo informar imediatamente tanto a população quanto às autoridades sobre possíveis catástrofes, permitindo uma reação rápida e eficaz em situações de emergência, seja em localidades de risco sobre eventos como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais e chuvas de granizo. A nova ferramenta vai auxiliar as ações dos órgãos de Defesa Civil na prevenção e mitigação dos impactos ocasionados por desastres naturais.
De acordo com o secretário Nerinho, a implantação desse sistema de monitoramento e alerta é fundamental para orientar populações em situações de crise e que demandam uma resposta rápida.
“Esse sistema, que foi definido pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, vinculado ao Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, e a Anatel como um sistema que utiliza a telefonia móvel como um mecanismo de alerta e orientação da população em situações extremas, de desastres, principalmente inundação, enchente, desmoronamento e incêndio. Esse sistema funciona a partir de um sinal sonoro e uma pop-up, uma janela, que é um sistema invasivo que opera por todos os celulares, estejam eles operando ou não, seja em comunicação ou não. Esse sinal é ativado alertando a população sobre um possível risco naquela área”, explica o secretário.
Diferente do SMS, o novo sistema cell broadcast não depende de cadastro e as mensagens aparecem na tela, em sobreposição aos demais aplicativos. Também é possível configurar para o celular emitir sinal sonoro, mesmo no silencioso, conforme a localização do aparelho.
O gerente da Anatel do Piauí, Franze Matias ressalta que o sistema será implementado ainda este ano. "Estivemos hoje pela manhã em uma reunião bastante proveitosa, onde apresentamos um pouco sobre a ferramenta cell broadcast, que virá a ser implementada este ano e a anunciada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional e Presidência da República. Estamos disponíveis para atuação junto com a Defesa Civil no estado, principalmente nos casos que sejam necessários uma atuação conjunta", ressaltou.
Tecnologia J&T Express divulga Relatório Global de ESG 2025
Tecnologia Método PG3 aborda gestão estratégica de alta performance
Tecnologia Posicionamento digital fortalece competitividade das marcas
Tecnologia Atualização da NR-1 cobra gestão de riscos psicossociais
Tecnologia IA evolui e gera ideias sem necessidade de prompts Tecnologia AI/R lança The Algorithm, um novo modelo de operação que aprofunda sua atuação em Agentic AI aplicada aos negócios Companhia consolida foco em Agentic AI Engineering, integrando desenvolvimento para a orquestração de agentes e aplicação direta nas operações dos ...
Tecnologia KAYAK lança guia de preços para o maior torneio de futebol
Tecnologia Horsch capta R$ 115 milhões via Finep com apoio da Macke Tecnologia Modelos de assinatura reduzem impostos com IR 2026 Modelos de assinatura vêm substituindo a compra de ativos no B2B, ganhando relevância no planejamento tributário com o IR 2026. Ao transformar inve... Mín. 23° Máx. 34°