Terça, 25 de Junho de 2024
34°

Tempo limpo

Teresina, PI

Cidades Caminhada da Fé

Caminhada da Fraternidade 2024 reúne milhares de pessoas em torno da fé

Evento religioso conta com o apoio do Governo do Estado do Piauí e financia projetos da Ação Social Arquidiocesana.

10/06/2024 às 08h35 Atualizada em 10/06/2024 às 08h43
Por: Amanda Bonfim Fonte: Governo do Estado do Piauí
Compartilhe:
Foto/Reprodução: Governo do Estado do Piauí
Foto/Reprodução: Governo do Estado do Piauí

A Caminhada da Fraternidade de 2024 levou milhares de fiéis, nesse sábado (8), para o adro da Igreja São Benedito, concentração do percurso. Depois eles seguiram em caminhada até o Parque Potycabana. O evento, que ocorre há 29 anos, tem como objetivo financiar os projetos da Ação Social Arquidiocesana e conta com o apoio do Governo do Estado do Piauí.

Antes da caminhada, o arcebispo metropolitano de Teresina, Dom Juarez Marques, celebrou a Santa Missa e disse que é preciso "caminhar com  fé". “Nós vamos caminhar com amor e nós vamos caminhar em busca da paz. Nós vamos caminhar com fé em Deus, mas também com fé no homem, também vamos caminhar com amor a Deus e com amor ao próximo e a caridade", destaca Dom Juarez Marques.

Foto/Reprodução: Governo do Estado do Piauí

Com o tema de inspiração junino, "Acende a Fogueira do meu Coração" e ao som de "O Que É Que É", de Gonzaguinha, a multidão rumou do Centro para a zona Leste da capital, em um percurso emocionante. Ao som de canções católicas, milhares vibraram até a chegada à Potycabana, que contou com shows musicais e muita festa. "Pelo amor ao próximo, estamos caminhando juntos nas avenidas da vida. Vamos pisar firme no chão da esperança", defini Padre Tony Batista, um dos idealizadores do evento.

Emília Nunes, que há 29 anos é a coordenadora-geral da Caminhada da Fraternidade, explica que o sucesso do evento vem da solidariedade do povo do Piauí. "Quero agradecer a todos que fazem este evento, em especial ao Governo do Piauí e ao governador Rafael Fonteles, que nos recebeu de portas abertas e alegria, além de todos os nossos patrocinadores", afirma.

Representando o Governo do Estado, a secretária de Estado da Assistência Social, Regina Sousa, conta que foi em 27 das 29 edições da Caminhada da Fraternidade. "Uma vez eu estava viajando, na outra tive uma cirurgia, mas sempre faço questão de vir. É um momento feliz porque celebramos o amor ao próximo e a solidariedade, sentimento que devemos manter vivo, sempre. A igreja católica está de parabéns pela realização deste evento", disse a secretária. 

Testemunhos de fé

A Caminhada da Fraternidade reúne diversas representações da fé. Lucinda Neta sofreu um acidente e quebrou as duas pernas e a bacia. Para marcar a recuperação, ela decidiu fazer o percursos com a filha e o genro, como uma promessa. "Eu sempre comprava a blusa, mas essa é a primeira vez que venho participar. Eu fiz uma promessa que se eu estivesse bem das pernas, eu ia realizar", revela.

A recuperação trouxe bons momentos à família, que aproveitou o sábado para celebrar. "É muito bom ter esse momento de paz. Fizemos essa promessa e estou gostando", conta Gabriel Ventura, genro de Lucinda. "Agradecer a Deus por essa bênção é motivo de muita alegria", acrescenta a filha, Rhillary Conrado.

"Eu não perco uma", comentou a dona Deusa Costa, de 77 anos que ainda acrescentou:"eu venho desde a primeira e nunca perdi nenhuma. Estar aqui comemorando e agradecendo o amor de Deus é a melhor coisa", considera.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias