Sábado, 25 de Maio de 2024
26°

Tempo limpo

Teresina, PI

Educação Educação

Seduc realiza aula inaugural da iniciativa PreparaITA para alunos de escolas militares

A Secretaria da Educação (Seduc) realizou, nesta sexta-feira (12), a aula inaugural da iniciativa PreparaITA Ceará, ação desenvolvida junto a insti...

14/04/2024 às 11h27
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Ceará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

A Secretaria da Educação (Seduc) realizou, nesta sexta-feira (12), a aula inaugural da iniciativa PreparaITA Ceará, ação desenvolvida junto a instituições educacionais parceiras, com o objetivo de preparar estudantes da rede pública estadual para a seletiva de acesso aos cursos de Ensino Superior do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). O público-alvo, na ocasião, foi constituído por alunos dos Colégios Militares estaduais situados em Fortaleza, Maracanaú, Sobral e Juazeiro do Norte.

A solenidade foi realizada no Auditório Murilo Aguiar, localizado na Assembleia Legislativa do Ceará, em Fortaleza, e contou com a presença do secretário executivo de Equidade e Direitos Humanos, Helder Nogueira. Também estiveram presentes a secretária da Juventude, Adelita Monteiro; a secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Sandra Monteiro; o diretor superintendente na Organização Educacional Farias Brito, Tales de Sá Cavalcante; o diretor executivo do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), João Milton Cunha; além dos comandantes e diretores do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros e dos Colégios da Polícia Militar do Ceará.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

O PreparaITA atua em duas frentes: uma desenvolvida na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Jenny Gomes, em que alunos de Fortaleza e da região metropolitana participam de um processo seletivo para compor duas turmas de 2ª série do Ensino Médio. Os professores da própria escola, vinculados à Secretaria da Educação, recebem apoio e orientação técnico-pedagógica do Sistema Ari de Sá, enquanto os estudantes obtêm o material didático, de forma gratuita.

A segunda frente abrange as turmas de 9° ano e 1ª série dos Colégios Militares de Fortaleza (duas unidades), Maracanaú, Sobral e Juazeiro do Norte (totalizando cinco escolas ao todo), apoiadas pela Organização Educacional Farias Brito, em alinhamento com os currículos das unidades de ensino. Em ambas as frentes, não há transferência de renda entre a Secretaria e as instituições citadas.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Letícia Costa, de 14 anos, é aluna do 9º ano do 1º Colégio da Polícia Militar do Ceará General Edgard Facó. A jovem considera que a turma preparatória é um avanço para a aprendizagem específica. “Quero muito uma carreira militar, assim como ter um futuro melhor. Com essa oportunidade, vou poder aumentar os conhecimentos. Amo física, matemática e tudo que envolve a área de exatas. Essa chance é inovadora, algo com que eu sempre sonhei. No colégio temos um ensino muito bom. Mas, poder ter um foco avançado e específico, é uma porta aberta para a gente. Tenho a honra de participar de um marco histórico, que elevará os nomes das nossas instituições de ensino e do nosso estado”, salienta.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Guilherme Alencar, de 15 anos, cursa a 1ª série do Ensino Médio no Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz. A princípio, o estudante diz que pensava em cursar Medicina. “Mas depois, vi que gostava muito da área de exatas. Comecei a pesquisar sobre o ITA e a perceber identificação com a engenharia. Essa iniciativa não é apenas sobre a busca por um vestibular concorrido, é sobre oferecer oportunidade de excelência educacional para todos. Estamos recebendo ferramentas para construir nossos sonhos e moldar o nosso futuro. Vamos abraçar essa oportunidade com toda a nossa dedicação, comprometimento e paixão. Vamos voar cada vez mais alto e alcançar nossos objetivos. Que esse projeto não apenas prepare para o ITA, mas nos capacite a trilhar qualquer caminho que desejarmos”, enfatiza.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Helder Nogueira avalia que a parceria entre os setores público e privado já nasceu vitoriosa. “Confiamos muito no time forte que temos de professores, técnicos e gestores. Os jovens não estão sozinhos. Essa caminhada não será fácil, exigirá muito de cada um, mas eles poderão contar com todo o coletivo da educação cearense. Aqueles que não passarem de primeira, podem ter a segunda vez, e assim por diante. Estaremos juntos até a vitória. Essa é uma caminhada inovadora, também, por acontecer dentro da nossa concepção de educação e formação em tempo integral”, explica o gestor.

Tales de Sá Cavalcante enaltece o engajamento demonstrado pelos alunos das escolas estaduais. “Sempre digo que a educação é uma só. Não existe a pública separada da privada. Estes jovens desejam cursar o ITA, e isso significa que estão preponderando o esforço, ao enfrentar o grande desafio que é ingressar nesta instituição. Assim, o sucesso virá. O Farias Brito sente-se muito honrado com o convite para entrar nesta empreitada. Estes alunos mostrarão a fibra do cearense”, ressalta.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

A secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Sandra Monteiro, pondera que o acesso até a graduação necessita de um estímulo. “Espero que nossos jovens não só cheguem ao ITA sediado no Ceará, mas que também continuem levando seus talentos à sede de São José dos Campos. São várias as linhas de pesquisa e formação de excelência oferecidas em cada localidade”, ilustra.

A secretária da Juventude, Adelita Monteiro, reflete sobre a responsabilidade assumida por cada estudante presente, por fazer parte da primeira formação e estar abrindo caminho para os que virão depois. “São jovens cheios de sonhos e de expectativas, mas também com muita pressão nos ombros. É muito bom ver jovens da escola pública podendo acessar esses lugares. No tempo do meu pai, muitas pessoas não conseguiam chegar ao Ensino Médio. Espero que todos possam construir seus sonhos com a seguinte reflexão: é impossível ter uma vida boa em um mundo injusto. Que utilizem o talento e a potência que têm para construir suas próprias vidas, mas principalmente, para transformar a sociedade em que vivemos. Que sejam protagonistas de um mundo novo, mais igual, onde as pessoas tenham oportunidade”, frisa.

Na programação da aula inaugural, ocorreram ainda duas palestras. A primeira foi ministrada pela presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, que destacou a importância da construção do projeto ITA no Ceará e sua importância para o estado. A segunda foi conferida pelo presidente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, Hugo Figueiredo, que traçou um histórico sobre a relevância do ITA para o Ceará, desde a fundação do Instituto, até a criação do campus em Fortaleza.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias