A Secretaria de Estado da Saúde (SES), juntamente com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e a Associação Umane dialogaram, nesta sexta-feira (12), sobre a expansão do projeto de Planificação da Atenção à Saúde no Maranhão.
“A gestão estadual tem conquistado melhorias importantes nos indicadores de saúde com os avanços da planificação da saúde no estado. Por isso, reforçamos o diálogo com o CONASS e Umane para avançarmos ainda mais no Maranhão”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
O processo de planificação no estado teve início em 2016 nas regiões de Caxias, São João dos Patos, Timon, posteriormente ampliado para as regiões de Pedreiras, Codó e Presidente Dutra. Neste ano de 2024 e subsequentes, a SES tem por missão iniciar o processo de planificação nas Macrorregiões Sul, neste mês de abril, e Norte, a partir de maio.
“A planificação simboliza o trabalho em rede, e a reunião veio para consolidar um processo que já está acontecendo no nosso estado com o trabalho de expansão. É potencializando e estruturando a rede que poderemos levar uma assistência de maior qualidade para a população”, disse o superintendente de Atenção Primária em Saúde da SES, Willian Ferreira.
Segundo a responsável técnica e representante do CONASS, Maria José Evangelista, a planificação é um instrumento de organização da rede, calcada no fortalecimento integrado da Atenção Primária em Saúde (APS) e Especializada. “O que mais temos batalhado é que as Secretaria de Estado no Brasil assumam totalmente o protagonismo da planificação, pois só assim haverá sustentabilidade. No caso do Maranhão nós temos observado isso, uma vez que na secretaria, quando isso é estruturante, fica para a vida inteira”, endossou.
Presente na reunião, a superintendente geral da Umane, Thaís Junqueira, elogiou o Maranhão por sua condução e organização. “O estado está muito bem posicionado diante disso para efetivamente avançar na organização das suas redes de Atenção à Saúde. Para uma instituição de fora, e acho que mesmo para o CONASS, é uma satisfação ver isso, porque é quando a gente efetivamente consegue enxergar a possibilidade de continuidade de uma política pública de saúde tão importante quanto o que o projeto da planificação propõe com a organização das redes de Atenção à Saúde”, pontuou.
A Umane é uma instituição parceira do CONASS no desenvolvimento e implementação da Planificação da Atenção à Saúde em diversos estados brasileiros. Sua missão é apoiar iniciativas transformadoras de prevenção de doenças e promoção de saúde que impactem a qualidade de vida dos brasileiros.
Para garantir que todos os processos de implementação ocorram de maneira dinâmica e sequencial, a Escola de Saúde Pública do Maranhão (ESP-MA) atuará na formação dos profissionais tutores a fim de garantir a autonomia e protagonismo da gestão local. “Os tutores são profissionais essenciais na replicação do modelo de planificação para o Maranhão. E essa formação dos tutores, ela tem uma característica para além do que está previsto na matriz da iniciativa, tem conteúdos relacionados à realidade do estado”, explicou a diretora administrativa da ESP-MA, Ana Lúcia Nunes.
Dessa forma, ao garantir a formação dos tutores, o estado fortalece o desenvolvimento da formação da planificação nos territórios, disponibilizando, também, o conteúdo programático para as equipes de Saúde da Família (ESF) na plataforma virtual da escola.
Também estiveram presentes na reunião a superintendente de Atenção à Saúde da SES, Josélia Alves; a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Dalila Santos; o coordenador estadual do Planifica Maranhão, Saulo Santos; a assistente técnica da Coordenação Estadual do Planifica Maranhão, Rayssa Duarte; a coordenadora da Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma), Adriana Motta; e a gerente de Parcerias e Novos Projetos da Umane, Evelyn Kowalczyk dos Santos.
Mín. 22° Máx. 35°