Para o fortalecimento da prática pedagógica nas escolas da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc / PI), a 2ª Gerência Regional de Educação (GRE), com sede em Barras-PI, tem realizado atividades no ‘chão da escola’ com o Expresso do Ensino compartilhando metas e indicadores educacionais para cada Unidade de Ensino.
O Expresso do Ensino faz parte do Programa Gestão da Aprendizagem, programa da Seduc que alinha o acompanhamento pedagógico e a leitura eficiente dos dados para que os técnicos da Seduc, GREs e escolas apliquem uma rotina que irá impactar diretamente na melhoria das aulas.
No ano letivo de 2024, os gestores das escolas de 14 municípios jurisdicionad0s à 2ª GRE receberão Coordenação de Ensino e Aprendizagem para verificação dos indicadores de ensino.
Nos encontros com as Gestões Escolares são compartilhados os dados do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi); Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que evidenciam taxas de aprendizagens em Língua Portuguesa e Matemática; resultados de simulados e minitestes; e projetos, programas e planos, conforme indicados pela Rede Estadual.
De acordo com a Gerente Regional (2ªGRE), Perpétua Barbosa, o Expresso do Ensino facilita compreender os resultados das avaliações externas e possibilidades de cada escola.
“No primeiro momento são apresentados os indicadores do SAEB e Ideb da Rede Estadual de Ensino, Ensino Fundamental, Anos Finais e Ensino Médio das escolas visitadas. No segundo momento são analisadas a plataforma do Saepi e a verificação dos indicadores por ano/série, turmas e componentes curriculares”, informa a gerente.
Participam dos encontros os gestores escolares, coordenadores pedagógicos, supervisores, líderes de salas de aula e professores junto aos técnicos de ensino da 2ª GRE.
A participação dos estudantes nas dinâmicas do Expresso do Ensino é garantida com a representação dos Grêmios Estudantis.
“Nas ações que realizamos nas escolas, o nosso alunado é convidado a participar e ter uma fala juntos aos seus pares na hora do compartilhamento das informações. Eles podem multiplicar, com clareza, os objetivos da escola”, disse a gerente Perpétua Barbosa.
Mín. 21° Máx. 40°