Segunda, 22 de Abril de 2024
23°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Cidades Rompimento barragem

Barragem de Massapê do Piauí rompe e deixa pessoas isoladas

O fato ocorreu na tarde desta segunda-feira, 1º de abril.

01/04/2024 às 19h56 Atualizada em 02/04/2024 às 10h10
Por: Carlos Santos Fonte: Redação Verdes Campos Sat
Compartilhe:
Barragem de Massapê do Piauí rompe e deixa pessoas isoladas

Uma barragem de médio porte, situada na comunidade Ingazeira, zona rural do município de Massapê do Piauí, rompeu na tarde desta segunda-feira, 1º de abril.

 

A represa, que estava transbordando há vários dias, aumentou ainda mais o volume de água após as fortes chuvas registradas na região desde a noite deste domingo (31) e madrugada desta segunda-feira.  

 

O sangradouro não foi suficiente para escoar toda a água, que acabou passando por cima da parede da represa, que é de terra e teve a estrutura danificada. Por volta das 14h, a parede começou a se romper. Uma cratera se abriu no centro da parede.

 

Com isso, um grande volume de água começou a descer pelo riacho, levando árvores e plantações agrícolas.

 

O cenário no município é de alerta devido as fortes chuvas e enchentes dos rios e riachos, sobretudo, nas áreas situadas abaixo da represa e no percurso do riacho. Segundo informações, a água vai passar por comunidades como Baixio do Deca, desaguar no Rio Boa Vista, seguindo para comunidades como o Vilão.

 

Por conta do problema, famílias que moram próximo à barragem e em comunidades por onde a água deve passar nas próximas horas estão isoladas. As autoridades locais seguem monitorando a situação e orientando para que a população saia das áreas de risco. 

 

Apuração de reportagem: José de Sousa 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias