Sábado, 27 de Abril de 2024
24°

Tempo nublado

Teresina, PI

Geral Maranhão

SES promove oficina de preparação para a Semana Estadual de Combate à Dengue

A capacitação teve a participação de membros do 24º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS), do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) e da D...

28/03/2024 às 16h36
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Maranhão
Foto: Reprodução/Secom Maranhão

A Secretaria de Estado da Saúde realizou, nesta semana, oficina de preparação para a Semana Estadual de Combate à Dengue e outras arboviroses, que acontecerá de 1º a 5 de abril. A capacitação teve a participação de membros do 24º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS), do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) e da Defesa Civil Estadual.

“Nosso desejo é formar multiplicadores. Ao compartilhar informações técnicas sobre o enfrentamento ao mosquito e tratamento das arboviroses, queremos formar um contingente de soldados que somem forças no combate à dengue no estado”, disse a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Dalila Santos.

A capacitação foi iniciada na quarta-feira (20), com a presença de 20 soldados do 24º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS). Na sexta-feira (22), segundo dia de preparação, 26 membros do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) e da Defesa Civil Estadual participaram da oficina.

A Semana Estadual de Combate à Dengue tem por objetivo fortalecer o enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti na Grande Ilha e demais municípios do Maranhão. Entre os temas discutidos com os soldados do 24º BIS e membros do CBMMA, estão: prevenção às arboviroses, o ciclo de vida do mosquito, as medidas de tratamento, orientações sobre evitar a automedicação, sinais e sintomas da doença e quando procurar atendimento médico. 

Quando estiverem em campo, os profissionais capacitados darão apoio com distribuição de material informativo e abordagem educativa junto à população.

De acordo com o coordenador do Programa de Controle das Arboviroses da SES, Jorge Moraes, mais de 80% dos criadouros estão nas residências. “Quando todos se mobilizam e participam, a gente pensa e tem certeza que alcançamos êxito. Por conta disso, é que estamos capacitando os soldados do exército, para que, em conjunto com outros atores da sociedade, participem efetivamente conosco da iniciativa”, pontuou.

Para o sargento do 24º BIS, Saulo Natan Alves de Santana, essa é uma oportunidade para cooperar com a segurança da sociedade. “Uma ação como esta impacta positivamente, porque, apesar do Exército ter as obrigações dele de garantia da lei e da ordem, também contribui muito para as ações subsidiárias que a gente executa, como vacinação, segurança em saúde, entre outras”, destacou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias