Sábado, 27 de Abril de 2024
24°

Tempo nublado

Teresina, PI

Educação Educação

Governador recebe professor finalista da Olimpíada Brasileira de Matemática

Clairton Lourenço Santos, professor da rede pública estadual há 20 anos, é finalista da Olimpíada Brasileira de Professores de Matemática do Ensino...

27/03/2024 às 22h10
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Ceará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Clairton Lourenço Santos, professor da rede pública estadual há 20 anos, é finalista da Olimpíada Brasileira de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMBr). O educador, que leciona na Escola de Ensino Médio (EEM) Monsenhor José Augusto da Silva, localizada em Camocim, está entre os 20 candidatos de todo o país que concorrem à categoria ouro, de um total de cerca de 600 inscritos no certame. Nesta terça-feira (26), Clairton foi recebido no Palácio da Abolição, em Fortaleza, pelo governador Elmano de Freitas e pela secretária da Educação, Eliana Estrela.

O êxito do cearense é resultado da soma entre a boa didática e a utilização de recursos tecnológicos no ensino. Clairton busca inovar em sala de aula utilizando novas tecnologias. Em 2020, durante o período da pandemia, criou umcanal no Youtube chamado “Matemática Inesquecível”, para poder chegar aos alunos que tinham as aulas remotas.

Na sequência, a ação foi continuada e os próprios alunos também passaram a gravar as aulas, ministrando os conteúdos sob a supervisão do professor. Os jovens se reúnem, estudam o tema que será tratado e desenvolvem a atividade de forma colaborativa. Os vídeos, então, são postados no canal, que hoje conta com mais de 6 mil inscritos e tem aproximadamente 1,2 mil vídeos compartilhados. A estratégia busca instigar os estudantes, de forma que desenvolvam o interesse pela matemática.

A cerimônia de premiação da Olimpíada será realizada nesta quarta (27), de forma virtual.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

“Estamos na era digital, da informação, da tecnologia. Nossos alunos não querem estar só copiando a lousa. Nós temos que usar esses materiais, celular, notebook, as mídias, para melhorar o aprendizado através da tecnologia”, ressalta Clairton.

Elmano de Freitas ressalta a conquista obtida pelo educador. “É com grande satisfação que parabenizo o professor Clairton Lourenço por sua dedicação e excelência no ensino da matemática. Sua habilidade em aliar uma didática exemplar com o uso inovador de recursos tecnológicos é inspiradora. É um orgulho para todos nós vê-lo representando não apenas os professores do Ceará, mas também a qualidade da nossa educação. Parabéns, professor Clairton, por ser um verdadeiro exemplo para os cearenses”, destaca o governador.

Eliana Estrela também celebra o reconhecimento do trabalho do profissional. “Quero expressar meus parabéns ao professor Clairton por seu brilhante desempenho na Olimpíada Brasileira de Professores de Matemática do Ensino Médio. Seu destaque é um reflexo de sua dedicação e compromisso com a educação. É um orgulho tê-lo como representante do talento e da competência dos professores do Ceará”, enfatiza a secretária.

Processo

Ao todo, 67 professores serão premiados na olimpíada. Destes, 48 ficaram classificados na categoria bronze (estes já foram conhecidos previamente). Na cerimônia de premiação do dia 27, serão anunciados os 10 contemplados na categoria prata, e os 10 agraciados na categoria ouro.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Se Clairton estiver entre os 10 premiados com o ouro, embarcará para Xangai, na China, no próximo mês de outubro, para participar de um intercâmbio técnico e cultural de 15 dias. Lá, irá conhecer o Centro de Educação para Professores da Unesco (TEC Unesco), na Universidade Normal da China, levando em conta que o país figura sempre entre os de melhor desempenho no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA).

Depois da viagem, o próximo passo previsto é a realização de 50 workshops – cada um dos premiados ministrará cinco – em 50 cidades definidas em parceria com o Ministério da Educação (MEC).

“Estou muito feliz por ser representante do meu estado, e ansioso pela divulgação do resultado que me proporcionará uma grande experiência educacional”, revela Clairton. O evento de premiação serátransmitido ao vivo pelo canal da FGV no YouTube.

A Olimpíada é fruto de uma mobilização promovida por engenheiros do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). O processo de avaliação dos professores participantes incluiu três etapas: uma prova,uma apresentação em vídeo ilustrando o trabalho desenvolvido em sala de aulae uma entrevista.

Clairton tem experiência na área de matemática como docente do Ensino Médio e Superior. Também já atuou como gestor da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Deputado Murilo Aguiar, em Camocim, no período de 2009 a 2018.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias