Lançada na segunda-feira (25), no Palácio Henrique de La Rocque, pela Secretaria de Estado da Juventude do Maranhão (Seejuv), a primeira edição do Cartão Transporte Universitário do ano tem como meta atender 5.300 estudantes só nesse semestre, a partir do investimento de R$ 3,44 milhões.
Iniciativa do Governo do Estado instituída pela lei nº 10.691/2017, o programa já beneficiou mais de 21 mil jovens em 170 municípios, por meio de mais de R$ 5,77 milhões investidos. Somente no ano passado, o auxílio beneficiou 8 mil estudantes.
O objetivo do Cartão Transporte Universitário é combater os índices de evasão escolar, garantindo recursos para o deslocamento dos estudantes até às instituições de ensino. Os beneficiários recebem um cartão para custear o transporte terrestre ou fluvial que melhor se adeque às suas necessidades e realidades locais.
“É muito importante garantir que o aluno chegue na escola”, disse o governador Carlos Brandão sobre a relevância do programa. Segundo ele, o Cartão Transporte Universitário se soma a outras iniciativas, como o programa federal Pé-de-Meia, que bonifica financeiramente alunos presentes em sala de aula.
“Os alunos que antigamente não tinham como frequentar a escola, hoje conseguem participar das aulas, compram material escolar, coisas que ajudam no ensino, para a gente ter um futuro brilhante”, comemorou a estudante do Ensino Médio Pérola Ribeiro.
“O Governo do Estado acertou muito ao criar o programa Cartão Transporte porque permite que os nossos alunos de todo o estado do Maranhão possam ter acesso à educação, possam ter acesso à escola”, enfatizou Cricielle Muniz, diretora geral do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema).
Mais ações para a juventude
Além do Cartão Transporte, a segunda-feira (26) também foi marcada pelo lançamento do Boletim da Juventude, uma iniciativa da Seejuv em parceria com o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc).
O estudo, intitulado "Panorama da Juventude Maranhense", oferece uma visão abrangente da realidade socioeconômica dos jovens do estado, utilizando dados da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios Contínua (PNADC) do IBGE e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), no período de 2012 a 2022.
A compreensão do perfil da juventude maranhense é essencial para o desenvolvimento de políticas públicas mais eficazes. O estudo promovido pelo Boletim da Juventude proporciona insights valiosos sobre diversos aspectos, como demografia, educação e mercado de trabalho, permitindo ao Estado uma abordagem mais precisa e direcionada para atender as necessidades dessa importante parcela da população.
“O Boletim Social Panorama da Juventude Maranhense é fruto de uma parceria com a Seejuv firmada ao longo de 2023. É a primeira vez que o Maranhão tem um boletim social com essa temática que fez um diagnóstico socioeconômico na área de demografia, reeducação e mercado de trabalho”, disse Marlana Portilho, chefe do Departamento de Estudos Populacionais e Sociais do Imesc.
A secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira, afirmou que o documento fortalece a criação do Comitê Intergovernamental de Boletim da Juventude do Estado Maranhão. “A gente consegue identificar que há várias políticas públicas sendo implantadas para a juventude”, afirmou Tatiana Pereira. “Há um compromisso do governador Carlos Brandão com a juventude maranhense”, concluiu a secretária.
As inscrições para o programa Cartão Transporte estarão abertas de 25/3/2024 a 5/4/2024, por meio do site transporteuniversitario.juventude.ma.gov.br.
Mín. 21° Máx. 40°