O curso conta com a participação de 20 internos e possui carga horária de 80 horas. O objetivo da formação é qualificar os internos sobre técnicas de paisagismo, manutenção e poda, reprodução de plantas, tratamento de doenças e pragas, além de contribuir na reinserção social por meio do mercado de trabalho. A capacitação é composto por módulos teóricos e práticos. A prática foi realizada na área de jardinagem e horta já existentes no estabelecimento penitenciário.
O projeto “Transformando Vidas” já capacitou profissionalmente 1.047 internos e internas em 10 unidades prisionais, nas mais diversas áreas, como manutenção predial, pintura e textura em parede, gesseiro, mecânico de motores e de motocicletas, culinárias, embalagem para presentes e na área da beleza. Além dos internos, cerca de 144 egressos já foram contemplados com a certificação nas áreas de auxiliar administrativo, recepcionista, técnicas de vendas, informática e design de sobrancelhas. Ao todo, entre internos e egressos, foram 1.191 beneficiados.
O diretor adjunto da Unidade Prisional Francisco Hélio Viana de Araújo (UP-Pacatuba), Augusto de Souza, parabeniza os internos. “Nossa unidade prisional tem quase 80% dos internos participando de alguma atividade, seja estudando, trabalhando, no artesanato ou em cursos de capacitação profissional. Hoje, graças ao trabalho feito pelo secretário Mauro Albuquerque, temos estrutura e equipamentos para colocar em prática os projetos de ressocialização. Também não podemos deixar de parabenizar os internos pela sua garra e força de vontade de mudar de vida e transformar sua trajetória. Sabemos que não é fácil, mas a equipe de policiais penais que estão à frente dos projetos também acreditam nessa transformação, por isso trabalham diuturnamente para fazer cada detalhe acontecer e tornar uma realidade possível”, afirma.
O secretário executivo da Proteção Social, Paulo Guedes, parabeniza os internos. “É gratificante entrar no sistema prisional e ver toda essa transformação acontecendo através de capacitação profissional e dos projetos de ressocialização. Nós, como representantes do Estado, esperamos que também possamos ajudá-los com essa construção no futuro. Nossa missão é conseguir atingir todas as unidades prisionais com as nossas ações. Fico emocionado em ver que estamos entregando algo concreto para que vocês construam uma nova vida como cidadãos plenos”, disse.
O interno da Unidade Prisional Francisco Hélio Viana de Araújo (UP-Pacatuba), Wilker Mota, agradece a oportunidade. “Estou muito feliz em ter conseguido me capacitar nessa área, pois a jardinagem vai ser um complemento para o meu trabalho. Lá fora já trabalhava com gesso e marcenaria, com essa nova qualificação vou poder incrementar os meus serviços e aumentar a clientela. O conhecimento dignifica o homem e quando eu sair daqui, poderei dar um futuro melhor para a minha família para nunca mais voltar neste lugar”, disse.
Mín. 22° Máx. 35°