Na rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Maternidade Paço do Lumiar promoveu esta semana oficina Gest’arte com pintura de bodys para recém-nascidos. A iniciativa acontece mensalmente, e é voltada para o acolhimento durante o atendimento no circuito de alto risco no ambulatório.
A oficina, realizada terça-feira (27), tem a finalidade de entreter as gestantes durante a espera até que recebam o atendimento em todas as especialidades da equipe multidisciplinar. Outras atividades, como confecção de porta-retratos, pintura gestacional para realização de fotografia, já foram realizadas e a cada mês é usada uma dinâmica diferente.
“A atividade foi a confecção bodys para os bebês, em que a própria gestante, pai ou acompanhante participa e faz sua pintura ou colagem. Realizar essa oficina representa uma lembrança e simbologia dessa fase de consultas que as mães participam. É um momento importante e vemos o quanto as gestantes ficam felizes”, relatou a coordenadora do ambulatório Naiara Jane Sousa.
Jacilene Selares Soares Pereira, de 43 anos, está com 23 semanas e é mãe de primeira viagem. Ela comentou com gratidão ter sido surpreendida com a oficina. “Eu amei, eu gosto de artesanato e de criatividade eu gostei muito. Não esperava essa surpresa, o atendimento e todos são maravilhosos”, concluiu a futura mamãe.
Benerides Selares, de 63 anos, mãe de Jacilene, retrata a emoção da espera da sua décima segunda neta Laís, que ainda está na barriga, mas já recebe muito carinho de toda família. “Tenho 12 netos, 2 bisnetos e nunca participei de algo assim, estou me sentindo maravilhada, pois minha filha está recebendo esse tratamento aqui. É a primeira filha dela e estamos todos ansiosos. Fico feliz que a maternidade realize essa proposta para as gestantes que vem aqui”, concluiu a mãe da gestante.
O papai do Théo também participou da atividade. Apolinário Júnior confeccionou o body enquanto a sua esposa estava nas consultas. “Nunca tinha visto nada assim, chegar numa maternidade e ter essas atividades para poder expressar o que já sentimos pelo bebê”, disse Apolinário Júnior, de 25 anos.
Mín. 22° Máx. 39°