Sábado, 25 de Maio de 2024
33°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Cidades Vacinação Dengue

Vacinação contra a dengue começa nesta quinta (15) em São Luís

O público-alvo que pode ser vacinado são crianças de 10 a 11 anos.

15/02/2024 às 08h48 Atualizada em 15/02/2024 às 09h35
Por: Carlos Santos Fonte: Com informações da Ascom Governo do Maranhão
Compartilhe:
Vacinação contra a dengue começa nesta quinta (15) em São Luís

Começa, nesta quinta-feira (15.02.24), a campanha de vacinação de crianças contra a dengue em São Luís, no estado do Maranhão . O público-alvo que poderá ser vacinado será de crianças de 10 a 11 anos.

 

A vacinação acontecerá na Unidade Integrada José Giocelli Costa, no bairro Madre Deus. O esquema vacinal da vacina Qdenga será composto por duas doses, com intervalo de três meses. O esquema vacinal da vacina Qdenga será composto por duas doses, com intervalo de três meses.

 

O lote que será usado para a vacinação foi recebido nesta segunda-feira (12). Ao todo, 40.610 doses serão recebidas e destinadas para as cidades de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa e Alcântara.

 

Como funciona a nova vacina da Dengue?

 

A Qdenga é uma vacina que se baseia no sorotipo 2 do vírus atenuado da dengue (quando o vírus permanece vivo, mas enfraquecido, sem capacidade de causar a doença, assim como acontece nas vacinas contra caxumba, febre amarela, poliomielite oral e sarampo).

 

 

De acordo com a Takeda, a base do sorotipo 2 do vírus fornece o “esqueleto” genético para os outros sorotipos do vírus, assim o imunizante consegue proteger contra qualquer um deles. Recentemente, a vacina foi aprovada para ser usada em qualquer pessoa de 4 a 60 anos e deve ser administrada por via subcutânea, em duas doses, com intervalo de três meses entre elas.

 

Segundo a farmacêutica, a eficácia foi demonstrada a partir da primeira dose, sendo ampliada com o reforço. Mas, assim como acontece com outras vacinas, as pesquisas indicaram uma diminuição da eficácia no segundo ano de seguimento após a vacinação (24 meses) e, por isso, a farmacêutica está avaliando a necessidade de uma dose de reforço após 4,5 anos.

 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias