Aliando atendimento em saúde a entretenimento, o Hospital de Traumatologia e Ortopedia (HTO) em Caxias lançou o “CineHTO”. A estratégia, que tem como público pacientes e seus respectivos acompanhantes, busca elevar a autoestima das pessoas assistidas na unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde (SES).
“Ações para um atendimento mais humanizado são colocadas em prática todos os dias no HTO Caxias. O projeto foi organizado pela enfermagem, com o objetivo de proporcionar momentos de entretenimento dentro do ambiente hospitalar, além de colaborar para que haja agilidade na recuperação e reabilitação dos nossos pacientes”, disse a diretora geral do hospital, Juliane Danielly Santos Cunha.
A ideia surgiu após a equipe de enfermagem do equipamento, referência em ortopedia e traumatologia da rede estadual, ter acesso a uma ação similar. Ao perceber que se tratava de algo viável e que causaria boa recepção por parte dos pacientes, resolveram então levar a atmosfera de uma sala de cinema para dentro do hospital. A iniciativa ainda dá direito a pipoca, suco, ingressos, encarte com as sinopses e horários das sessões dos filmes.
Até o momento, quatro sessões de cinema já foram realizadas e mais duas estão previstas para acontecer nos dias 28 e 29 de fevereiro. Com a atividade, os profissionais esperam também romper a rotina hospitalar dos pacientes e acompanhantes, melhorando o quadro de humor, consequentemente diminuindo níveis de ansiedade o que auxilia na recuperação, reabilitação pós-cirurgia e de futuros procedimentos.
Segundo o coordenador de Enfermagem do HTO de Caxias, Willian Mantovam, a idealização do projeto envolveu o mesmo carinho que é destinado ao processo terapêutico ofertado na unidade. “O adoecimento carrega consigo a privação afetiva de estar entre seus entes queridos. Em momentos como esses nós esperamos minimizar esses sentimentos negativos, substituindo-os por algo positivo através de um atendimento humanizado”, explicou.
É o caso do Kaio Yan Santos, de 6 anos. O menino está recebendo acompanhamento para tratamento cirúrgico de fratura do úmero esquerdo. A mãe de Kaio, Maria de Fatima Pereira Santos, de 34 anos, aprovou o projeto. “Achei uma ideia muito boa, principalmente para o paciente porque ajuda a distrair um pouco. O hospital está de parabéns”, comentou.
Quando realizado, o CineHTO prioriza o turno vespertino para não atrapalhar o processo de visitas médicas e atendimento multidisciplinar destinado a pacientes que se encontram nas alas da Enfermaria e UTI.
Inaugurado pelo Governo do Estado em 2022, o Hospital de Traumatologia e Ortopedia de Caxias é referência para a população que reside nos municípios do Leste Maranhense. A unidade da rede da SES é gerenciada pelo Instituto Vida e Saúde (Invisa).
Mín. 22° Máx. 39°