A pavimentação de aproximadamente 1 km nas ruas do povoado Araoca, localizado no município de Guimarães, foi o primeiro passo do processo de urbanização da comunidade litorânea, que esperou 50 anos por melhorias e, em breve, receberá mais investimentos do Governo do Estado, garantindo infraestrutura, desenvolvimento e fomento ao turismo. A entrega da pavimentação ocorreu no domingo (28) juntamente com a inauguração do braço da rodovia MA-305, que liga a sede do município à praia de Araoca.
Morador da região, Francinei Aguiar Mendes lembrou como era o local antes da pavimentação. “Aqui era só a piçarra e agora está muito bonito, tudo urbanizado e o mais importante é que vai valorizar os comerciantes e os turistas que agora vão poder vir aqui conhecer a nossa praia”, destacou.
A dona de casa Maria do Socorro também recordou emocionada do período em que os moradores daquela comunidade esperavam por melhorias nas ruas do povoado. “Era difícil demais, foram muitos anos de espera por esse momento e hoje estou muito feliz vendo a estrada e as ruas de bloquetes que ficou uma maravilha”, festejou.
“Essa praia será uma das mais procuradas dos nossos roteiros turísticos, tanto por sua beleza quanto por sua história. Já mandei fazer um projeto de urbanização para torná-la ainda mais atrativa; um compromisso com o povo dessa região, especialmente com o povo de Araoca”, enfatizou o governador Carlos Brandão durante seu discurso com a presença da comunidade e lideranças políticas da região.
“Vir aqui em Araoca e fazer parte desse time que trabalhou com o governador Carlos Brandão para a urbanização dessa área é muito gratificante. A Segov realizou a pavimentação em bloquetes nas ruas de acesso à praia, o acesso de pedestres e vamos fazer outras ruas na comunidade próximas à praia, para que as pessoas também tenham uma pavimentação de qualidade e durável aqui em Araoca”, concluiu o secretário de Estado de Governo, Márcio Machado.
Investimentos
Para a construção de estrada de acesso à praia de Araoca, o Governo do Estado investiu mais de R$ 16 milhões, além das obras de pavimentação e urbanização no povoado praiano. A ordem de serviço para construção da via foi assinada em julho do ano passado e as obras foram concluídas em pouco mais de seis meses. A ação do governo beneficiará 15 povoados de Guimarães e outras cidades do litoral ocidental maranhense como: Bequimão, Central do Maranhão, Cedral, Cururupu, Porto Rico, Serrano do Maranhão e Apicum-Açu.
Mín. 22° Máx. 39°