O governador Rafael Fonteles e o secretário da Educação, Washington Bandeira, abriram, nesta terça-feira (30), a segunda edição do “Gestão que Transforma”. Com a presença de mais de 1.000 gestores educacionais, o encontro realizado no Centro de Convenções de Teresina é para alinhar metas, ações e projetos para 2024 na área da educação e celebrar os avanços e resultados de 2023. O evento segue, nesta quarta-feira (31), desta vez no Hotel Blue Tree Towers Rio Poty.
Participam do encontro, diretores de escolas, gestores das Gerências Regionais de Educação (GREs) e da Seduc. Ao longo dos dois dias de evento, os profissionais da educação estadual terão acesso a painéis e palestras focadas em liderança educacional, educação transformadora, gestão, qualidade da educação, desenvolvimento acadêmico e cases de sucesso na gestão da aprendizagem da rede estadual de educação do Piauí.
Segundo o governador, o encontro é importante para ouvir o feedback dos gestores educacionais, além de alinhar metas e estratégias para 2024. O gestor pontuou, ainda, que o Piauí já é o estado com o maior percentual de alunos e escolas em tempo integral no Brasil.
“Temos observado o entusiasmo de toda a comunidade escolar piauiense na tentativa de desenvolver o ensino-aprendizagem em nosso estado. A partir disso, a ideia é ter um ensino mais robusto, combinado com cultura, esporte e outras atividades fundamentais para a formação do cidadão e do profissional. Esse trabalho irá refletir nos indicadores educacionais, especialmente no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”, disse Rafael Fonteles.
O secretário da Educação falou o que espera para o ano de 2024. “Seguiremos com o aumento das escolas em tempo integral, com 151 novas nesse formato já neste ano. Junto a isso, vamos acelerar as obras para que as escolas de todo o estado tenham o modelo de infraestrutura adequado para o formato que estamos implementando. Além disso, vamos ampliar os cursos técnicos voltados para as áreas de tecnologia da informação (TI), energias renováveis, turismo, agrotécnica e economia criativa, que são segmentos promissores e de grande mercado”, disse Washington Bandeira.
Durante o evento, foram entregues 1.525 chromebooks aos 640 gestores escolares e aos 21 gerentes regionais de educação. Os equipamentos irão possibilitar aos professores mais acessibilidade e flexibilidade na produção de conteúdo e no planejamento para fazer a gestão de sala de aula, além de facilitar o acompanhamento pedagógico. O investimento total para a aquisição dos aparelhos foi de R$ 2.714.500.
Mín. 21° Máx. 40°