Terça, 26 de Novembro de 2024
36°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Geral Maranhão

Semana Estadual da Visibilidade Trans promoverá debates e oferta de serviços à população trans do Maranhão

Com o tema “Empregabilidade e Reconhecimento Trans e Travesti”, a semana promoverá diversas ações e atividades com foco no debate das pautas que en...

25/01/2024 às 20h02
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Maranhão
Foto: Reprodução/Secom Maranhão

Em alusão ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado no dia 29 de janeiro, a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) em parceria com a Associação Maranhense de Travestis e Transexuais (AMATRA) realizam a Semana Estadual de Visibilidade Trans 2024, no período de 29 de janeiro a 5 de fevereiro, em São Luís. Com o tema “Empregabilidade e Reconhecimento Trans e Travesti”, a semana promoverá diversas ações e atividades com foco no debate das pautas que envolvem a população trans, travesti e não binária do Maranhão, com vistas à promoção de políticas públicas e garantia de direitos das diversidades de gênero. 

O evento conta ainda com o apoio de Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da OAB/MA; Comitê da Diversidade do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA); Núcleo de Defesa da Mulher e da População LGBT+ da Defensoria Pública Estadual do Maranhão (DPE); Coletivo Nós de Vereadores (São Luís); Conselho Estadual de Direitos LGBT+ (CELGBT); Fórum Estadual de Direitos LGBT+ do Maranhão; Instituto Raissa Mendonça; Mães Pela Diversidade; Instituto Brasileiro de Transmasculinidades (IBRAT/MA); e as Secretarias de Estado da Mulher (Semu); da Saúde (SES); de Comunicação Social (Secom); e, do Trabalho e da Economia Solidária (Setres).

“A semana é uma iniciativa construída em rede, mobilizando sociedade civil e órgãos públicos, que abre portas para o diálogo, para que possamos juntos solucionar as problemáticas enfrentadas pela população trans e travesti no nosso estado. Nesta edição, vamos debater principalmente sobre a informalidade desse segmento no mercado de trabalho e propor estratégias para superar essas barreiras que são impostas pelo preconceito e pela discriminação”, explicou a secretária de Estado da Sedihpop, Lília Raquel.

A programação da Semana Estadual inclui palestras, debates, rodas de conversa, oficinas, premiações, jogos esportivos, mutirão de serviços públicos de saúde e retificação de documentos, atendimento jurídico, apresentações artísticas e culturais e culmina na posse do Conselho Estadual dos Direitos LGBT+ do Maranhão. A abertura será realizada no dia 29 de janeiro, no IEMA Pleno do Centro (antigo Marista), às 8h. A mesa de abertura contará com a presença de autoridades do poder público, representantes dos movimentos sociais e sociedade civil. Em seguida, será realizado o Painel: “Enfrentamento à transfobia no mercado de trabalho”. À tarde, a partir das 14h, a programação continua com os painéis “Transfobia institucional e a violência às pessoas trans” e “Política de Acolhimento para Pessoas Trans em Situação de Vulnerabilidade”.

O encerramento da Semana Estadual será uma plenária com os movimentos sociais que conta com a participação da secretária nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, Simmy Larrart; da presidenta do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, Janaina Barbosa; e da primeira deputada federal lésbica e negra do Rio Grande do Sul, Daiana Santos.

As atividades terão a participação de agentes públicos, profissionais das áreas da saúde e do sistema jurídico, representantes da sociedade civil e dos movimentos sociais de São Luís e ainda de 14 municípios, entre eles Bacabal, Araioses, Humberto de Campo, Imperatriz, Santa Helena, São Domingos do Maranhão, Açailândia, Caxias e Aldeias Altas.

A programação completa está disponível no site sedihpop.ma.gov.br

SERVIÇO

O quê:Semana Estadual da Visibilidade Trans 2024.
Quando:De 29 de janeiro a 5 de fevereiro. Abertura nesta segunda-feira (29), à partir das 8h.
Onde:IEMA Pleno do Centro (antigo Marista), em São Luís.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias