Acontece nesta quinta-feira (18), a primeira reunião para a instalação da Mesa Estadual de Negociação Permanente (Menp), um momento de diálogo e escuta das demandas das categorias sindicais dos servidores públicos do Estado. O evento será realizado às 15h, no auditório da Secretaria da Administração (Sead), localizado no bloco I do Centro Administrativo.
A Mesa de Negociação foi criada por meio do decreto estadual nº 22.627/23, assinado pelo governador Rafael Fonteles, que estabelece as diretrizes de organização e funcionamento, tendo por finalidade buscar soluções negociadas para os interesses manifestados pelas categorias de servidores. Entre as pautas que serão debatidas estão o percentual de reajuste linear para os servidores e a criação de uma política permanente de valorização dos profissionais que atuam no serviço público. De acordo com o decreto, a mesa será coordenada pela Sead e pela Secretaria das Relações Sociais (Seres).
De acordo com o secretário da Sead, Samuel Nascimento, o objetivo é ampliar e aperfeiçoar o diálogo entre a Administração Pública estadual e as entidades sindicais de servidores públicos e criar metodologias de tratamento para as pautas e demandas apresentadas pelas categorias. “Essa iniciativa destaca o planejamento e a transparência do Governo do Piauí, que busca o diálogo com as categorias para atender as demandas dos servidores. É também uma forma de assegurar a participação social na proposição e execução das políticas públicas”, destacou.
Também farão parte, com assento permanente, representantes da Chefia de Gabinete do Governador, das Secretarias da Fazenda, Planejamento, Saúde, Educação e Segurança Pública. O documento estabelece ainda que os sindicatos dos servidores do Poder Executivo estadual, legalmente constituídos, também terão assento permanente na Menp, com um representante titular e um suplente.
Mín. 22° Máx. 40°