Quinta, 19 de Setembro de 2024
35°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Justiça Piauí

Sanciona lei que torna obrigatório o fornecimento de água potável gratuita a clientes em estabelecimentos comerciais no estado

O fornecimento deve estar destacado nos cardápios virtuais e digitais dos estabelecimentos.

10/01/2024 às 17h12
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O Governo do Estado sancionou, nesta terça (9), a lei 8.272 que dispõe sobre a obrigatoriedade do fornecimento de água potável filtrada de forma gratuita para clientes em estabelecimentos comerciais no estado. 

A lei estabelece que os restaurantes, pizzarias, churrascarias, bares, cafés, lanchonetes, casas de sucos, hotéis, shopping centers e similares, instalados no estado do Piauí são obrigados a fornecer, gratuitamente, água filtrada aos clientes. O texto orienta que os estabelecimentos devem destacar essa obrigatoriedade em seus cardápios físicos e virtuais. É facultativo o fornecimento de água filtrada gelada.

O texto destaca que a água deve ser proveniente de filtros conforme a Norma Técnica NBR Nº 16.098, além de ter qualidade comprovada pelos órgãos da Vigilância Sanitária. A recusa ao fornecimento de água filtrada sujeitará o infrator à multa, no valor de 40 Unidades Fiscais do Estado do Piauí (atualmente uma unidade equivale a R$ 4,52)  por cada infração.

A lei é de autoria do deputado Dr. Felipe Sampaio e está em vigor desde a sua publicação no Diário Oficial do Piauí.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias