Adolescentes que cumprem medida socioeducativa na Fundação da Criança e do Adolescente do Maranhão (Funac) recebem aprovação no Exame Nacional de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA). O exame objetiva aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou Ensino Médio na idade adequada.
O exame foi aplicado em outubro de 2023 e participaram socioeducandos de Centros Socioeducativos da Funac localizados nas Regiões Tocantina e Metropolitana de São Luís.
Composto por quatro provas objetivas, sendo cada uma com 30 questões de múltipla escolha e uma proposta de Redação, se dividem entre os níveis do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
No total, foram aprovados 9 adolescentes, sendo 6 para conclusão do Ensino Fundamental e 3 para o Ensino Médio.
A escolarização é uma das prioridades do atendimento socioeducativo de restrição e privação de liberdade, e, de acordo com a presidente da Funac, Sorimar Sabóia, o investimento na escolarização é de significativa importância para que esses adolescentes possam superar os atos infracionais praticados.
“No atendimento socioeducativo, busca-se oferecer oportunidades para que os adolescentes e jovens estejam melhor preparados para o retorno às suas famílias e comunidades, para que possam ressignificar suas vidas, ocupando novos espaços de produção de vida”, afirmou.
Mín. 22° Máx. 40°