No segundo dia da Operação Aulas Seguras, os agentes de fiscalização do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) visitaram estabelecimentos da zona Sul de Teresina, nesta terça-feira (9). A ação tem como objetivo garantir maior segurança aos pais e consumidores na hora da compra do material escolar, além de coibir a comercialização de produtos irregulares no comércio.
No setor de Pré-medidos os produtos são examinados sob o aspecto quantitativo e de medida. A Operação abrange itens como: cadernos, canetas, colas escolares, massa de modelar, giz de cera, resmas de papel, clipes, entre outros.
De acordo com a diretora-geral do Imepi, Patrícia Leal, a fiscalização volta às aulas acontece em todos os órgãos delegados do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) com o intuito de proteger o consumidor e a saúde das crianças.
“Nesse setor do Imepi nós verificamos a quantidade. Se o que consta na embalagem bate realmente com a quantidade de produto ou medida. Por exemplo, na resma de papel, além de contar a quantidade, nós também verificamos se o papel tem a medida indicada na embalagem”, explica.
Além do setor de Pré-medidos, a verificação da operação Aulas Seguras no Imepi compreende também o setor da Qualidade, responsável por verificar o selo do Inmetro nos produtos e demais itens em situação irregular.
A Operação Aulas Seguras acontece até o dia 12 de janeiro. Em caso de irregularidades, o consumidor pode enviar uma denúncia para o telefone da Ouvidoria do Imepi por meio do telefone (86) 99456-1921.
Mín. 22° Máx. 40°