
A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, foi eleita, por unanimidade, presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, durante reunião realizada nessa quarta-feira (13), no Instituto Ricardo Brennand, no Recife.
Fátima será a primeira mulher a assumir o comando da entidade. Ela falou das prioridades de sua gestão à frente do consórcio em conjunto com os demais governadores nordestinos.
"Nesse contexto, nossa prioridade agora em 2024 vai ser acelerar o PAC [Programa de Aceleração do Crescimento]. Só para o Nordeste está destinada uma carteira da ordem de R$ 700 bilhões. Porque nós estamos falando de investimento de estradas, a infraestrutura viária, com duplicação de estradas do Rio Grande do Norte a todos os estados que compõem o Nordeste, nós estamos falando de investimentos na área da segurança hídrica, consolidar o São Francisco, [isso é] fundamental."
A governadora potiguar também destacou o planejamento conjunto do Nordeste, por meio do consórcio, no avanço dos investimentos em energias renováveis.
"O Nordeste já [está] no centro dessa agenda da transição energética com um potencial imenso. Afinal de contas, a região é líder de produção de energia eólica em nível nacional, e agora também preparar o Nordeste para adentrar na offshore , que é exatamente a energia no mar. Para tanto, o compromisso do governo federal de expandir as chamadas linhas de transmissão, para que o Nordeste possa concretizar cerca de R$ 140 bilhões, que são projetos já contratados na expansão das energias renováveis na nossa região."
O Consórcio Nordeste foi criado em 2019 para ser o instrumento jurídico, político e econômico de integração dos nove estados da região. Tem como objetivo atrair investimentos, alavancar projetos, realizar compras conjuntas e implementar políticas públicas de interesse coletivo das nove unidades da federação, inclusive em nível internacional.
A posse de Fátima Bezerra na presidência do conselho está prevista para fevereiro do próximo ano. Quem chefia a entidade desde dezembro do ano passado é o governador da Paraíba, João Azevedo.
Piauí Pacto pelas Crianças do Piauí realiza III Seminário e lança Rede Alumni de Líderes pela Primeira Infância nesta segunda (29)
Piauí Em Floriano, Rafael Fonteles prestigia 20ª Corrida da Fogueira e destaca integração entre Polícia Militar e sociedade
Geral Quina de São João sorteia prêmio de R$ 260 milhões neste domingo
Piauí Rafael Fonteles entrega asfaltamento de avenida e reforça conjunto de investimentos em Nazaré do Piauí
Piauí Rafael Fonteles inaugura recuperação da PI-217 e destaca nova ligação entre São Francisco do Piauí e Colônia do Piauí
Piauí Rafael Fonteles vistoria reta final da recuperação da PI-217 e entrega ambulância e ônibus escolar em São José do Peixe
Piauí Em São Miguel do Fidalgo, governador inaugura recuperação da PI-241 e destaca investimento de R$26 milhões em rodovias da região
Execução Homem é executado a tiros dentro de residência em Floriano-PI
Piauí Central de Diagnóstico e pavimentação da PI-476 fortalecem Paulistana como polo regional Mín. 23° Máx. 32°