A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul), por meio do Conselho Estratégico Social (Conest), realizou, nos dias 12 e 13, o primeiro fórum socioambiental “Educação para um mundo sustentável”, com objetivo de promover diálogos entre setores públicos, instituições privadas e terceiro setor, além de incentivar a troca de expeciências e estudos que possam levar a soluções para os problemas ambientais da Região Tocantina.
A solenidade de abertura, realizada nesta terça-feira (12), contou com a presença do vice-governador Felipe Camarão; da reitora Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves; da vice-reitora Lilian Castelo Branco de Lima; de representantes do Conest e de entidades apoiadoras do evento.
“Este fórum nos faz pensar a natureza não como recurso, mas como parte de nós mesmos. Este primeiro fórum é o resultado do trabalho da gestão superior, quando tivemos a responsabilidade de institucionalizar a Uemasul. Este ano escolhemos um tema ligado às questões ambientais devido ao momento em que vivemos e a necessidade dessas discussões”, afirmou a reitora Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves.
Durante dois dias, os participantes discutiram temas relacionados ao meio ambiente por meio de mesas-redondas, comunicação oral e relatos de experiências. A professora de geografia, do município de Porto Franco, Raimunda Alves, falou sobre a participação nas discussões.
"É importante e fundamental que tenhamos esses conhecimentos relacionados ao meio ambiente, mas, principalmente sobre as nossas atitudes enquanto seres humanos. Não podemos deixar na teoria o que podemos fazer na prática, com bons exemplos de cidadania que é pensar o desenvolvimento sustentável", ponderou a professora Raimunda Alves.
Durante o evento foi lançado o livro "Ciências ambientais no ecótono Amazônia-cerrado maranhense". O livro reúne a produção científica de um grupo de pesquisadores, com 19 textos, organizado pelos professores da Uemasul: Allison Bezerra Oliveira, Marcelo Francisco da Silva, José Fábio França Orlanda, Jorge Diniz de Oliveira e Aichely Rodrigues da Silva.
Conest
O Conselho Estratégico Social (Conest) da Uemasul é formado por representantes de instituições parceiras; de instituições de ensino superior públicas instaladas na área de atuação territorial da universidade; dos setores empresariais; dos trabalhadores; dos movimentos sociais; de povos e comunidades tradicionais; dos professores do ensino básico; dos estudantes de ensino médio; dos ex-alunos e de representantes do Conselho Universitário da instituição.
Mín. 23° Máx. 39°