O Governo do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), iniciou, nesta terça-feira (12), a entrega de equipamentos do Programa Cuidar de Todos para 62 municípios das Unidades Regionais de Saúde (URS) de Barra do Corda, Caxias, Itapecuru, Rosário e Chapadinha, Codó, Rosário e Timon.
“Com a cooperação entre o estado e os 217 municípios, integrando esse espírito municipalista do governador Carlos Brandão, 62 municípios receberão mais de cinco mil equipamentos, nesta primeira fase. Dessa forma, fortalecemos as Estratégias de Saúde da Família (ESF) para construir uma atenção primária mais forte no Maranhão”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
No eixo Cuidar de Todos Atenção Primária, os municípios distribuídos nas URS de Barra do Corda, Caxias, Chapadinha, Codó, Itapecuru, Rosário e Timon serão beneficiados nesta fase com kit composto por balança plataforma com estadiômetro adulto, régua antropométrica, termômetro clínico digital, antropômetro vertical portátil, glicosímetro, tiras teste para glicosímetro, lancetas para glicosímetro, além de detector doppler de sonar fetal, aparelho de pressão arterial completo (adulto), escala de snellen e kit saúde bucal.
Com o eixo Telemedicina, o objetivo do programa é levar a todos os municípios o suporte da telemedicina, ampliando o acesso à assistência especializada, inclusive em áreas indígenas. Os municípios que aderirem à iniciativa receberão do Governo do Estado computadores para desenvolvimento das atividades.
Nesta fase, oito municípios distribuídos nas Unidades Regionais de Barra do Corda, Itapecuru, Rosário e Chapadinha receberão um kit com um computador e webcam para execução do projeto. Os municípios são: Jenipapo dos Vieiras, Barra do Corda, Belágua, Urbano Santos, Bacabeira, Santa Rita, Anapurus e Araioses.
A proposta do Governo do Maranhão com o programa é reduzir a busca por assistência ambulatorial especializada, além dos custos com o Tratamento Fora Domicílio (TFD), e favorecer os usuários da rede pública de saúde com atendimento no tempo certo e oportuno, ampliando o cuidado às condições crônicas.
“Nós estamos hoje cumprindo mais uma etapa com a doação dos equipamentos. Serão 10 itens para 732 Equipes de Saúde da Família. São equipamentos que servem para o acompanhamento do hipertenso, do diabético, da gestante, ou seja, para melhorar o atendimento dos maranhenses assistidos perto de suas casas, nas Unidades Básica de Saúde (UBS)”, disse a coordenadora do Programa Cuidar de Todos, Rafaella Duailibe.
O Cuidar de Todos, maior programa de Governo na área da saúde, lançado em agosto deste ano, apresenta eixos como Atenção Primária, Ações de Saúde, Oftalmologia, Saúde Animal, Cirurgias e ‘AVC – Cada Segundo Importa’ e, agora, Telemedicina.
Mín. 23° Máx. 39°