Os estudantes do Ensino Médio do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Nossa Senhora da Conceição, no município de Barras, realizaram na última terça-feira (5), o V Sarau Literário. O objetivo é incentivar e ampliar o repertório linguístico e literário dos alunos. A quinta edição do evento trabalhou o tema “Um olhar para dias com mais igualdade”.
Antes das apresentações, os estudantes foram orientados em sala de aula pelos professores de linguagens quanto às possibilidades do uso do texto literário em outras expressões artísticas, como atividades com leitura, música, dança, poesia e peças teatrais.
De acordo com a gestora escolar, Rosélia Araújo, a meta das edições do Sarau Literário é envolver todos os alunos a trabalharem o conteúdo aprendido na escola por meio da arte.
“O sarau contribui para que os nossos estudantes enxerguem a arte como também uma forma de expressão da linguagem. O objetivo é que eles ampliem seu repertório linguístico e o seu contato com obras de literaturas diversas. Desta forma, os estudantes são incentivados ao resgate da cultura de contar e ouvir histórias, da leitura de poesias, das músicas e das apresentações teatrais”, comentou a gestora.
As obras e biografias de escritores latino-americanos serviram de inspiração para os estudantes. Atividades sobre o poema Ismália, de Afonso Guimarães; a produção literária de Jorge de Lima; a biografia do ator e criador do seriado Chaves, Roberto Bolaños; a música do compositor, Luis Fonsi; as peças teatrais sobre Dom Casmurro, do escritor Machado de Assis, e o Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna; o coral e podcast, foram produzidos pelos estudantes.
O Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Nossa Senhora da Conceição, jurisdicionado à 2ª Gerência Regional de Educação (GRE), oferta o ensino de tempo integral com cursos técnicos de Marketing Digital e Programação de Jogos Digitais para 210 estudantes.
Mín. 21° Máx. 41°