O presidente da Maranhão Parcerias (Mapa), Cassiano Pereira Junior, e o gestor da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Marcello Duailibe, assinaram, na última terça-feira (5), Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para atuação conjunta voltada à modelagem, implantação e acompanhamento de projetos de interesse da administração pública estadual na área da saúde.
O ACT prevê a disposição de planos de trabalho que serão promovidos no decorrer do período de vigência. O primeiro trata-se do Chamamento Público que permitirá que empresas apresentem propostas de logística para a gestão de estoque, armazenamento e distribuição de produtos da indústria farmacêutica, tais como medicamentos e insumos médicos para as unidades de saúde e de serviços gerenciadas pela Emserh.
A Emserh atuará dentro de sua expertise na gestão do serviço hospitalar estadual e a Mapa entrará com as parcerias firmadas junto à iniciativa privada visando a diminuição de custos operacionais com garantia de qualidade. O acordo permite a parceria durante 30 meses.
Para o presidente da Mapa, Cassiano Pereira Junior, o trabalho conjunto e, por meio das Parcerias Público-Privadas (PPPs), permitirá alcançar maior eficiência nos processos, garantindo a qualidade dos serviços prestados aos maranhenses. “É uma orientação do nosso governador Carlos Brandão buscar parcerias com a iniciativa privada, com o intuito de assegurar maior economia ao Estado, e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à população, otimizando os recursos públicos”, afirmou.
TáxiGov
Além do acordo de cooperação, foi assinado contrato para que a Mapa ofereça à Emserh os serviços do TáxiGov - transporte administrativo desenvolvido para atender servidores, funcionários e colaboradores da administração pública estadual.
O serviço é prestado por empresas de mobilidade credenciadas junto à Mapa, como a Uber e a Ligue Táxi, que disponibilizam seus motoristas sempre que o servidor solicitar uma corrida por meio de uma plataforma integrada ao serviço de aplicativo de cada uma dessas empresas.
“A implantação do TáxiGov já é resultado da parceria que firmamos com a Mapa. Através do serviço, vamos trazer mais economia para a empresa, reduzindo os custos com a locação de automóveis e combustível. Essa é uma forma de utilizar os recursos públicos com racionalidade”, ressaltou o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares, Marcello Duailibe.
O TáxiGov, que atende atualmente 39 pastas e órgãos do Governo do Maranhão, auxilia na economicidade, reduzindo os custos com locação e aquisição de veículos, manutenção e abastecimento.
Atualmente, o serviço garante o menor valor de quilometragem para transporte funcional: R$ 2,57; enquanto nas locadoras de veículos o valor médio no mercado é de R$ 3,77. Desde a sua implantação já foram mais de 80 mil viagens realizadas, com mais de 2.700 usuários cadastrados.
Mín. 23° Máx. 39°