Quinta, 28 de Novembro de 2024
37°

Tempo nublado

Teresina, PI

Geral Maranhão

SES discute avanços da Planificação da Atenção à Saúde na Regional de Presidente Dutra

Seminário reuniu profissionais da Secretaria de Estado da Saúde (SES), da Beneficência Portuguesa de São Paulo (BP), das Secretarias Municipais de ...

01/12/2023 às 16h12
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
- Equipe de especialistas e tutores da Beneficência Portuguesa e Secretaria de Estado da Saúde (Foto: Divulgação)
- Equipe de especialistas e tutores da Beneficência Portuguesa e Secretaria de Estado da Saúde (Foto: Divulgação)

O 1º Seminário Regionalizado de Avaliação da Planificação da Atenção à Saúde na Regional de Presidente Dutra apontou propostas e prioridades para o fortalecimento das ações no setor. O evento, realizado na segunda quinzena de novembro, foi promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com Beneficência Portuguesa de São Paulo (BP), no auditório do Instituto Estadual de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), no município de Presidente Dutra. 

Na regional de Presidente Dutra, 16 municípios implementaram o processo da Atenção Primária à Saúde (APS). O coordenador estadual da Planificação no Maranhão, Luís Saulo Sousa Santos, ressaltou o compromisso da SES com um conjunto de ações para assegurar ao usuário serviços com maior efetividade e eficiência no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). 

“Esse é um momento de reconhecimento das práticas que o município vem desenvolvendo na região de Presidente Dutra. Além disso, pode-se trazer para próximo de outros municípios de uma mesma região as experiências que foram desenvolvidas nesse primeiro ciclo. Conseguimos observar o impacto na organização dos processos de trabalhos das equipes de saúde desse território, dos indicadores de Saúde do Previne Brasil, bem como daqueles de interesse da própria secretaria”. 

O I Seminário, realizado no último 23 de novembro, reuniu profissionais da Secretaria de Estado da Saúde (SES), da Beneficência Portuguesa de São Paulo (BP), das Secretarias Municipais de Saúde, além da participação de profissionais de instituições de ensino. 

No evento foram realizadas exposições dialogadas sobre os Resultados da Planificação da Atenção à Saúde na Região, a Planificação da Atenção à Saúde no Estado do Maranhão; mesa redonda sobre a Planificação da Atenção à Saúde como Metodologia para Organização das Redes de Atenção à Saúde, entre outras. 

Clínico geral da Força Estadual de Saúde (Fesma), Samuel Dumont participou do seminário e abordou a temática “A Importância do Compartilhamento do Cuidado da Gestante com a Atenção Ambulatorial Especializada”. “Nós abordamos o tema sobre importância do cuidado com a gestante dentro desse serviço, dentro desse trabalho, e de como a APS é essa ordenadora do cuidado, que vai levar e direcionar a gestante que tem um risco adicional durante o pré-natal para atenção ambulatorial especializada, na organização da rede de saúde”. 

A Planificação da Atenção à Saúde (PAS) é uma proposta que trabalha a qualificação da atenção à saúde, por meio, principalmente, da organização dos processos de trabalho na Atenção Primária à Saúde (APS), na Atenção Especializada (AE) e Atenção Hospitalar (AH).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias