Segunda, 04 de Março de 2024
27°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Geral Maranhão

Setur-MA reúne Conselho Estadual de Turismo para balanço das ações em 2023

Trade turístico e representantes de órgãos e entidades ligados ao setor participaram do encontro.

30/11/2023 às 21h12
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
- Trade turístico e representantes de órgãos e entidades ligados ao setor participaram do encontro (Foto: Divulgação).
- Trade turístico e representantes de órgãos e entidades ligados ao setor participaram do encontro (Foto: Divulgação).

Para apresentar as ações realizadas em 2023 e discutir pautas relevantes para o setor, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) realizo encontro, na última quarta-feira (29), com o Conselho Estadual de Turismo (CET-MA), que contou com a participação de representantes do trade turístico maranhense e gestores públicos federais, estaduais e municipais.

Durante o encontro, a secretária de Estado do Turismo e presidente do CET, Socorro Araújo, apresentou o relatório de ações realizadas entre os meses março a novembro de 2023.

“Os números apresentados mostram a força do turismo no Maranhão, que está em constante desenvolvimento. Nossa gestão busca a valorização dos nossos atrativos turísticos e também das pessoas que fazem parte do trade, para que tenhamos um diálogo constante com aqueles que operam o setor”, afirmou a secretária Socorro Araújo.

Houve ainda espaço de fala para o secretário adjunto de Turismo, Ruan Tavares e para a superintendente de Regionalização, Aline Souza. Os momentos foram intermediados por Mary Silva, do Sindicato Empresarial de Hospedagem Alimentação do Maranhão (Sehama), atual secretária executiva do Conselho Estadual de Turismo. Durante a discussão das pautas sobre a aquisição de recursos e estratégias de promoção turística, o público também pode explanar posicionamentos.

O secretário municipal de Turismo de Tutóia e atual presidente da Instância de Governança Regional (IGR) do Polo Lençóis e Delta, Patrick Araújo, afirmou que a retomada do planejamento em conjunto é de grande importância para atender às demandas de cada Polo Turístico, onde a descentralização abre portas para que todos sejam ouvidos.

“Vivemos uma realidade diferente em cada polo. Após a apresentação das ações, sabemos que novas estratégias de planejamento para incluir as demandas da nossa região estão por vir. Esse alinhamento fortalece as lideranças do turismo no Maranhão como um todo”, destacou Patrick Araújo.

Flávia Nadler, analista do Sebrae, reforçou que a discussão coletiva e compartilhamento de informações contribuem para elaborar políticas públicas bem direcionadas.

Essas estratégias são válidas para todo o setor e impactam, diretamente, quem opera lá na ponta. Na maioria das vezes, são os pequenos empreendedores. Isso dá voz a eles e a oportunidade de tomar decisões de forma democrática”, disse Flávia, levando em conta as atribuições do Conselho Estadual de Turismo.

Criado em 2020, o Conselho Estadual de Turismo (CET-MA) é um órgão consultivo composto por 62 conselheiros de órgãos e entidades ligadas a cadeia produtiva do Turismo. Apesar de consultivo, o órgão tem como finalidade propor diretrizes e soluções para o desenvolvimento das atividades turísticas no Maranhão.

“A adesão dos conselheiros à reunião foi grande e este é só o início de um diálogo permanente. Esperamos nos reunir com eles, novamente, o mais breve possível. Por isso, já pré-agendamos uma reunião extraordinária para o início do ano que vem”, reforçou a secretária de estado do Turismo, Socorro Araújo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias