Quinta, 28 de Novembro de 2024
37°

Tempo nublado

Teresina, PI

Geral Maranhão

SES amplia diálogo sobre alimentação e nutrição na Atenção Primária em Saúde

No primeiro dia do encontro, a Coordenação Estadual de Alimentação e Nutrição em Saúde da SES reuniu trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) ...

29/11/2023 às 17h21
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
- SES amplia diálogo sobre alimentação e nutrição na Atenção Primária em Saúde (Fotos: Israel Pontes)
- SES amplia diálogo sobre alimentação e nutrição na Atenção Primária em Saúde (Fotos: Israel Pontes)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza, nesta quarta (29) e quinta-feira (30), o I Encontro de Alimentação e Nutrição da Atenção Primária em Saúde - “Prevenção e cuidado às múltiplas formas de má nutrição” e a I Mostra das Experiências do Programa Saúde na Escola – Macrorregional Norte, no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís (MA).

No primeiro dia do encontro, a Coordenação Estadual de Alimentação e Nutrição em Saúde da SES reuniu trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) que atuam na Atenção Primária em Saúde, além de acadêmicos da área. 

“Enquanto estado, essa é a nossa função, apoiar os municípios para que estejamos todos caminhando juntos, porque isso acontecendo, nós alcançamos os indicadores desejados. Os indicadores não são apenas números, significa que a população está sendo beneficiada e que os direitos básicos estão sendo garantidos”, destacou a secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Deborah Campos.

O objetivo do encontro é mobilizar esforços e promover debates e estratégias de enfretamento das múltiplas formas de má nutrição no país. A coordenadora-geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Kelly Alves, também foi convidada para o diálogo, de forma a promover o compartilhamento de experiências e para o encontro de soluções coletivas. “Estarmos juntos, para construir juntos, e compartilhar as experiências dos municípios é de uma riqueza muito grande”, pontuou.

O I Encontro de Alimentação e Nutrição da Atenção Primária em Saúde, pretende debater o atual cenário das condições de alimentação e nutrição da população do estado e traçar estratégias para o enfrentamento das condições nutricionais, como a desnutrição e a obesidade.

“O encontro representa muito para nós porque ele vai ser uma reflexão e um reconhecimento maior da nossa condição de alimentação do estado, para que os profissionais possam olhar para os indicadores e pensar coletivamente essas estratégias. Hoje mais de 50% da população do estado está na condição de sobrepeso e obesidade, e ambos são fatores de risco para doenças crônicas como diabete e hipertensão”, destacou o coordenador estadual de Alimentação e Nutrição da SES, Leudimar Carvalho.

Neste contexto, o evento também impulsiona o debate,  quarta-feira (29), com as apresentações sobre as experiências em alimentação e nutrição na Atenção Primária em Saúde e cuidado ao paciente com sobrepeso e obesidade na rede de atenção à saúde: o diálogo entre APS, Atenção Especializada e Alta Complexidade; Como fortalecer as ações e estratégias no âmbito da intersetorialidade para deter o avanço da dupla carga de má nutrição; e a importância da relação entre educação e saúde para prevenção dos agravos nutricionais.

Participaram da abertura do encontro a secretária adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), Lourvídia Caldas; o superintende de Atenção Primária da SES, Willian Vieira, e a diretora administrativa da Escola de Saúde Pública do Estado do Maranhão (ESP/MA ), Ana Lúcia Nunes.

Selo Hospital Amigo da Criança/IHAC

Na abertura do I Encontro de Alimentação e Nutrição da Atenção Primária em Saúde, quatro maternidades da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) receberam o selo de qualidade Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC).

A unidades beneficiadas com o reconhecimento foram a Maternidade de Alto Risco de Imperatriz (Mari), a Maternidade Benedito Leite, a Maternidade Nossa Senhora da Penha e a Maternidade de Paço do Lumiar.

O selo de qualidade é conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O selo reforça o compromisso com a redução da morbimortalidade infantil, por meio do estímulo à prática da amamentação, mobilização e capacitação dos profissionais de saúde para mudarem rotinas e condutas.

Mostra

Na programação do encontro, para promover a troca de experiências e a construção de conhecimento, a SES realiza, nesta quinta-feira (30), a I Mostra das Experiências do Programa Saúde na Escola – Macrorregional Norte, das 13h30 às 18h, no auditório do Palácio Henrique de La Rocque.  A mostra evidencia as experiências exitosas realizadas pelos munícipios.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias