Segunda, 04 de Março de 2024
27°

Tempo nublado

Teresina, PI

Cidades Fiscalização Ibama

Operação mandacaru: Ibama apreende aves silvestres e armas, no Ceará

O objetivo da ação foi fiscalizar os crimes contra a biodiversidade na Caatinga, especialmente a caça de animais silvestres e o desmatamento.

29/11/2023 às 08h47
Por: Carlos Santos Fonte: Com informações portaltocanews.com.br
Compartilhe:
Operação mandacaru: Ibama apreende aves silvestres e armas, no Ceará

O objetivo da ação foi fiscalizar os crimes contra a biodiversidade na Caatinga, especialmente a caça de animais silvestres e o desmatamento, conforme planejado no Plano Nacional Anual de Proteção Ambiental (Pnapa) 2023.

 

A equipe de fiscalização atuou na madrugada - horário em que os caçadores mais agem - e conseguiu impedir que um grupo fortemente armado adentrasse área de caça, apreendendo cinco espingardas, munições e petrechos. Ao perceberem a aproximação dos agentes, o grupo invadiu a mata e abandonou as armas, O material foi encaminhado aos agentes da Polícia Militar do estado para destruição.

 

Também foram recolhidas e soltas 25 aves silvestres, capturadas pelos caçadores. Os pássaros eram espécies típicas da Caatinga, como o galo de campina, o bicudo e a coleirinha, entre outros. Eles seriam capturados para a atividade comercial.

 

A Operação Mandacaru foi a segunda ação do tipo neste ano. A primeira ocorreu em maio. De acordo com a Divisão Técnico-Ambiental da Superintendência do Ibama no Ceará (Ditec/Supes/CE), mais de 500 animais silvestres já foram apreendidos pela fiscalização do Ibama no Ceará, em 2023.

 

O Instituto tem combatido a prática desse crime em todo o país. As diversas espécies próprias do bioma desempenham papel importante para a manutenção do ecossistema. Outro risco ao ambiente e aos moradores visado pela fiscalização é o porte ilegal de armas de fogo.

 

A Operação Mandacaru foi conduzida pelo Ibama e contou com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Batalhão de Polícia Militar Ambiental cearense.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias