A Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi) mobilizou uma blitz educativa na Avenida Frei Serafim, nesta sexta-feira (24), para marcar a pré-estreia do programa “Piauí Sem Misoginia”. O evento, que integra a campanha “21 Dias de Ativismo”, contou com a presença da secretária de Estado das Mulheres, Zenaide Lustosa, e outras representantes importantes da Rede de Proteção às Mulheres do Estado.
A ação teve como objetivo principal levar informações sobre a Rede de Atendimento às mulheres em situação de violência doméstica para que a população saiba onde buscar ajuda e para que consiga perceber a violência no início e romper com esses padrões. Além disso, a blitz buscou conscientizar sobre a importância de combater a misoginia e todas as formas de violência contra a mulher. A secretária Zenaide reforçou o compromisso da Sempi com uma sociedade mais pacífica e igualitária, destacando a necessidade de envolvimento de toda a comunidade para alcançar esse objetivo.
A parceria entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública e a Sempi fortaleceu ainda mais a campanha, conforme declarou a superintendente de Cidadania e Defesa Social/SSP, coronel Elizete, ressaltando a importância da união de esforços para promover a conscientização e a participação de todos na iniciativa.
Durante a ação na avenida, a estudante de Geografia,Viviane,de 22 anos, compartilhou sua história de superação com a equipe da Sempi. "Ela encontrou forças para se libertar de uma relação abusiva. Sua coragem e determinação servem de exemplo e inspiração para todas, como um lembrete de que as mulheres jamais devem se calar", relata a equipe da Secretaria das Mulheres.
A participação da professora e especialista em Direitos Humanos, Graça Silva, reforçou a urgência de relembrar à sociedade o papel fundamental de combater toda e qualquer forma de violência contra as mulheres. Ela instigou a denúncia e a busca por suporte, promovendo a coragem e a força feminina.
A Sempi reafirma o compromisso de continuar a levar informação, apoio e conscientização, anunciando a próxima panfletagem no Mercado do São Joaquim, na próxima quarta-feira (29), às 7h, convidando a todos a se unirem nessa causa pela equidade, respeito e vida de todas as mulheres. Neste sábado (25), Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres será um dia de manifestação e reflexão sobre esse combate incansável.
Mín. 23° Máx. 39°